Juros DI operam em queda nesta sexta pressionados pela alta do petróleo
Os contratos de juros futuros (DI) operam em queda nesta sexta-feira (18), ao passo que a curva futura de juros reage à alta de preços do petróleo no mercado internacional.
Por volta do meio-dia, os preços da commodity tipo Brent, referência usada pela Petrobras (PETR4), tinha ligeira alta de 0,25%, com cada barril cotado a US$ 107. O movimento influenciou o apetite a risco nas bolsas asiáticas.
No pano de fundo, o entrave das negociações entre Rússia e Ucrânia para o fim da guerra alimenta o terreno para um novo pacote de sanções contra Moscou, que hoje é o terceiro maior produtor de petróleo do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e da Arábia Saudita.
A escalada do petróleo e das demais commodities pressiona a expectativa de inflação global e a curva futura de juros.
Juros DI
Por volta do meio-dia, a taxa do contrato de depósito interfinanceiro (DI) para janeiro de 2023 subia para 12,92%, queda de 0,08% ante o ajuste anterior.
O título com vencimento para janeiro de 2025 subia 12,25%, cedia de 0,77%.
No mesmo instante, o contrato de juros futuro com vencimento em janeiro de 2027 subia para 12,07%, recuo de 0,72%.
Tresuaries
Já os tresuaries, títulos públicos dos EUA, com vencimento em 10 anos cediam 2,43% no ajuste anterior, com rendimento de 2,13% ao ano, em meio à semana matracada pelo Federal Reserve (Fed) que elevou os juros no país em 0,25 pp, a primeira subida desde 2018.
As bolsas de valores europeias ainda reagiam nesta sexta ao movimento do Fed.
No mix de sentimentos, os papéis europeus de varejo conferiam alta de 0,6% , enquanto que montadoras da região puxavam queda de 0,6%.