Opinião

Juliana Irala: Minimercados autônomos – startup do setor adquire unidades de concorrente

10 jan 2022, 6:00 - atualizado em 07 jan 2022, 16:37
Mercados
Com isso, a startup inicia o ano consolidando sua posição de liderança no segmento no Rio Grande do Sul, com 68 unidades no total, sendo 43 originalmente da marca

O modelo dos mercados autônomos veio para ficar. Ele ganhou força com o AmazonGo, nos Estados Unidos, em um modelo totalmente sem checkout. Por aqui, os minimercados autônomos vieram em um modelo similar, ainda exigindo checkout, com marcas já conhecidas, como Carrefour Express (CRFB3), e recém-chegadas, como a Quadrado Express.

No apagar das luzes de 2021, a Quadrado Express adquiriu as 25 unidades de minimercados autônomos da 18 Micromarket. Conforme relatado pela Quadrado, a aquisição ocorreu por intermédio de uma operação comercial (aquisição de fundo de comércio), não havendo compra de participação da empresa.

Com isso, a startup inicia o ano consolidando sua posição de liderança no segmento no Rio Grande do Sul, com 68 unidades no total, sendo 43 originalmente da marca Quadrado e 25 vindas da 18 Micromarket.

Com forte atuação na capital e região metropolitana, a Quadrado passa a operar também no litoral, com planos de abrir, em breve, franquias em outras regiões do estado. A meta é chegar a 100 unidades nos três primeiros meses de 2022 e ao faturamento anual de R$15 milhões.

A estratégia

Com um modelo de negócio escalável com alta penetração de mercado e rentabilidade, a Quadrado aposta na regionalização e em soluções tecnológicas que identificam padrões de consumo específicos dos consumidores. Tudo isso para fornecer praticidade e experiências personalizadas para os consumidores – um dos maiores gargalos do mercado de varejo e consumo.

A estratégia de consolidação regional da Quadrado Express aumenta a probabilidade de despertar o interesse de um player maior que deseje adquirir a operação para entrar na região. Recentemente, por meio da CapTable, maior hub de investimentos em startups do Brasil, a startup captou no mercado R$1,5 milhão, para acelerar o negócio e chegar a 200 lojas no Rio Grande do Sul até 2025. 

Tanto a Quadrado Express quanto a 18 Micromarket surgiram durante a pandemia para atender a demanda dos consumidores por minimercados autônomos em condomínios residenciais e corporativos. Nesse modelo de mercado, o próprio cliente escolhe e escaneia os produtos e paga pelo celular ou totem de autoatendimento, sem a mediação de qualquer atendente.

A parceria vai ampliar a quantidade de produtos e agilizar a reposição destes nas novas unidades da Quadrado Express, que deverão passar a ter a nova marca em 60 dias. Essa transição também tem como objetivo melhorar o suporte aos moradores dos locais onde os minimercados estão instalados.