Julgamento que pode tirar Bolsonaro das próximas eleições começa nesta semana
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começa a julgar nesta quinta-feira (22) a ação que pode tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o general da reserva Walter Braga Netto (PL) inelegíveis.
O julgamento pode não acabar nesta quinta. Por conta disso, o Tribunal também reservou as sessões dos dias 27 e 29 para analisar a ação. Caso sejam condenados, Bolsonaro e Braga Netto ficarão oito anos inelegíveis.
A ação contra a chapa Bolsonaro-Braga Netto foi aberta pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT). A legenda acusa a dupla de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.
Entenda as acusações
De acordo com o PDT, os delitos ocorreram durante uma reunião do então presidente Jair Bolsonaro com embaixadores estrangeiros, no Palácio da Alvorada, em 18 de julho de 2022.
No encontro, Bolsonaro alegou, sem apresentar qualquer prova, que o sistema eletrônico de votação, utilizado com sucesso no Brasil desde 1996, poderia ser fraudado e não seria auditável.
O partido ainda informa que o encontro de Bolsonaro com os embaixadores foi transmitido, ao vivo, pela TV Brasil e pelas redes sociais do governo e do então presidente.