Economia

Julgamento do orçamento secreto trava PEC da Transição: Veja o que movimenta a sexta-feira

16 dez 2022, 8:28 - atualizado em 16 dez 2022, 8:28
Congresso icms combustíveis
Câmara deve votar a PEC da Transição só na terça-feira que vem, dia 20 de dezembro, às vésperas do recesso do Congresso.  (Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker)

A novela da PEC da Transição está longe de acabar – para o desespero do novo governo que precisa aprovar a proposta até semana que vem. 

A tramitação da PEC está parada na Câmara e deve ser votada só na terça-feira que vem, dia 20 de dezembro. O Congresso entra em recesso no dia 23 e volta só no dia 31 de janeiro de 2023. E o que está travando o andamento da PEC é o julgamento de inconstitucionalidade das emendas do relator no Supremo Tribunal Federal (STF).

Faltam apenas os votos dos ministros Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes, em sessão marcada para segunda-feira, dia 19.

Acontece que o orçamento secreto é a única exigência do Centrão para apoiar a PEC, tanto que Arthur Lira deverá insistir para que ele seja incluído na proposta.

Em uma tentativa de dobrar o Supremo, Rodrigo Pacheco antecipou para hoje a apreciação de um projeto de resolução para manter as emendas do relator com novas regras.

Confira outros destaques desta sexta-feira (16):

Economia

Por aqui, a agenda econômica segue esvaziada. No mercado internacional, Estados Unidos e Europa têm divulgação de dados do índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) com dados das atividades industrial e de serviços.

Confira a agenda dos indicadores desta sexta-feira (16):

Horário País Indicador
04h Reino Unido Vendas no varejo
06h Zona do Euro PMI Composto, de Serviços e Industrial
07h Zona do Euro Índice de Preços ao Consumidor
07h Zona do Euro Balança comercial
11h45 EUA PMI Composto, de Serviços e Industrial

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar