BusinessTimes

JPMorgan e Goldman Sachs investem em nova bolsa nos EUA

20 fev 2020, 17:13 - atualizado em 20 fev 2020, 17:13
O JPMorgan se junta a nove outros pesos-pesados do setor financeiro que apoiam a nova bolsa de ações dos EUA, cuja estreia está programada para 24 de julho

O JPMorgan Chase e o Goldman Sachs vão fazer parte de um novo mercado de ações que irá competir com a Bolsa de Nova York e com a Nasdaq.

Os bancos de Wall Street e a empresa de trading Jane Street Capital são os mais novos investidores da Members Exchange, segundo comunicado divulgado na quinta-feira.

Eles se juntam a nove outros pesos-pesados do setor financeiro que apoiam a nova bolsa de ações dos EUA, cuja estreia está programada para 24 de julho e aguarda aprovação da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA.

Em entrevista, o CEO da chamada MEMX, Jonathan Kellner, disse que “essa captação de recursos não tinha a ver com a necessidade de dinheiro” para o lançamento nos EUA, mas para envolver “investidores mais estratégicos”.

Os financiadores originais da MEMX – que incluem Citadel Securities, Virtu Financial, Bank of America e Morgan Stanley – decidiram criar o mercado devido à frustração com as taxas cobradas pelas bolsas de valores existentes.

Embora seus investidores sejam frequentemente concorrentes ferozes em outras frentes, eles se uniram em um esforço para fazer pressãs sobre custos, principalmente dados de mercado, e aumentar a transparência.

Morgan Stanley
Na quinta-feira, o Morgan Stanley fechou um acordo para adquirir um dos financiadores originais da MEMX, a corretora de descontos E*Trade Financial (Imagem: REUTERS/Lucas Jackson)

As novas empresas terão assentos no conselho e os mesmos direitos de voto que seus investidores originais, disse Kellner, que foi CEO da corretora Instinet, da Nomura Holdings, de 2014 a 2018. Ele não quis dizer quanto os investidores colocaram no projeto.

A MEMX, com sede em Jersey City, Nova Jersey, aumentou a equipe para mais de 30 pessoas no ano passado, tendo contratado o diretor de operações Thomas Fay e o diretor de tecnologia Dominick Paniscotti, que vieram da Nasdaq. Também contratou Louise Curbishley como diretora financeira e Lindsay Gilliam como diretora de pessoas.

“Vemos a MEMX como outra maneira de expressar nossas opiniões no diálogo da estrutura do mercado de ações dos EUA”, disse Amy Hong, chefe global de estratégia de estrutura de mercado para a divisão de valores mobiliários do Goldman Sachs. “Estamos empolgados em apoiar a inovação nos mercados de ações por meio da MEMX.”

Na quinta-feira, o Morgan Stanley fechou um acordo para adquirir um dos financiadores originais da MEMX, a corretora de descontos E*Trade Financial, por US$ 13 bilhões. Charles Schwab e TD Ameritrade, rivais da E*Trade em processo de fusão, também são membros da bolsa.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar