Bancos

JPMorgan diz que pouso suave é mais provável do que recessão

13 set 2022, 8:49 - atualizado em 13 set 2022, 8:49
JPMorgan
Os estrategistas estão otimistas com o dólar e esperam que as curvas de juros do Tesouro americano e dos títulos europeus se achatem (Imagem: Bloomberg)

Uma aterrissagem suave se tornou o cenário mais provável para a economia global, e isso continuará a favorecer ativos de risco, segundo estrategistas do JPMorgan que têm sido otimistas com renda variável durante boa parte do ano.

Dados recentes que apontam para a moderação da inflação e das pressões salariais, recuperação do crescimento e estabilização da confiança do consumidor sugerem que o mundo evitará uma recessão, disse a equipe, que inclui Marko Kolanovic e Nikolaos Panigirtzoglou.

Os mercados podem se beneficiar do estímulo fiscal na China e dos planos de apoio à energia na Europa.

“Dados econômicos e posicionamento do investidor são fatores mais importantes para o desempenho de ativos de risco do que a retórica do banco central”, escreveram os estrategistas. “Mantemos uma postura pró-risco.”

O sentimento positivo voltou aos mercados nos últimos dias em meio a esperanças de que a inflação possa ter atingido o pico, pelo menos nos EUA.

Na segunda-feira, o índice global de renda variável MSCI AC World Index completou seu melhor aumento de quatro dias desde maio.

O JPMorgan argumenta que uma desaceleração gradual da inflação deve ser positiva para ações cíclicas e de empresas menores, que o banco prefere, junto com ações de mercados emergentes e chinesas, a papeis defensivos “caros”. O banco defende a compra de ações de energia na baixa e mantém uma sobre-exposição “agressiva” em commodities.

“Mantemos a visão de que a inflação se resolverá por conta própria uma vez que as distorções se dissipem e o Fed exagerou com uma alta de 0,75 pp”, escreveu a equipe. “Provavelmente veremos um virada do Fed, o que é positivo para ativos cíclicos.”

Os estrategistas estão otimistas com o dólar e esperam que as curvas de juros do Tesouro americano e dos títulos europeus se achatem.

O JPMorgan não está sozinho.

Os dados existentes sugerem que um pouso suave é para onde a economia global está indo, disse em entrevista Isaac Poole, diretor de investimentos da Oreana Financial Services. “Nesse cenário, realmente achamos que os ganhos podem ser relativamente bons no próximo ano nos EUA.”

O crescimento dos lucros “pode surpreender positivamente porque tem muito pessimismo precificado”.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar