CryptoTimes

JPMorgan, DBS e Temasek criam empresa de blockchain para pagamentos

28 abr 2021, 8:05 - atualizado em 28 abr 2021, 8:05
Nova empresa de blockchain foi criada com o intuito de “transformar a movimentação de valores interbancários em uma nova era digital” (Imagem: Unsplash/mikeenerio)

As gigantes de serviços bancários JPMorgan e DBS, juntamente com a investidora de Cingapura, Temasek, criaram uma nova empresa de blockchain – a Dubbed Partior – para melhorar pagamentos internacionais.

A Dubbed Partior tem como objetivo solucionar pontos problemáticos ou atritos em pagamentos, negociações e liquidação de câmbio por meio de tecnologia blockchain.

A Partior desenvolverá “uma infraestrutura de pagamentos corporativos baseada em blockchain, em que informações e valores podem ‘trocar de mãos’ em todo o mundo, 24 horas por dia, sete dias por semana, sem qualquer atrito”, disse Takis Georgakopoulos, diretor global de pagamentos corporativos.

Quando finalizada, a infraestrutura irá permitir que instituições financeiras e desenvolvedores criem em conjunto aplicações que suportem casos de uso, como pagamentos em moeda estrangeira versus pagamentos, entrega versus pagamento e depósitos de garantia de ponta a ponta.

Inicialmente, a Partior irá focar em facilitar pagamentos entre bancos sediados em Cingapura, tanto em dólar de Cingapura quanto em dólar americano. Após esse estágio, a empresa planeja expandir seus serviços a outros mercados e em diversas moedas.

Casos de uso de moedas digitais emitidas por bancos centrais (CBDC, na sigla em inglês) também serão suportados no futuro, afirmaram as três fundadoras.

Anteriormente, JPMorgan, DBS e Temasek trabalharam no Projeto Urbin, uma iniciativa do banco central de Cingapura que explorou a aplicação da tecnologia de blockchain em pagamentos com diversas moedas e em liquidações.

Agora, por meio da operação da Dubbed Partior, que está sujeita a aprovações regulatórias, as três empresas planejam “transformar a movimentação de valores interbancários em uma nova era digital”. 

“O lançamento da Partior é um momento divisor de águas mundial para moedas digitais, marcando a mudança de testes-piloto e experimentações para comercialização e adoção em tempo real”, disse Sopnendu Mohanty, diretor de tecnologia financeira da Autoridade Monetária de Cingapura (MAS).

“A Partior é um passo inicial em direção ao fornecimento de uma infraestrutura global para transações em moedas digitais em um ambiente seguro, impulsionando um amplo alcance de casos de uso no ecossistema de blockchain.”

theblock@moneytimes.com.br