Internacional

Jovem que rastreia voos de Elon Musk agora tem um novo alvo: Vladimir Putin

02 mar 2022, 12:02 - atualizado em 02 mar 2022, 13:50
Elon Musk reuters
(Imagem: Reuters/Mike Blake/File Photo)

O jovem Jack Sweeney, de 19 anos, ganhou as páginas de notícias de todo o mundo em janeiro após ter recebido uma proposta de Elon Musk: cerca de US$ 5 mil dólares para que ele excluísse uma conta do Twitter.

Trata-se da @ElonJet, conta com mais de 390 mil seguidores.

É um bot que rastreia os voos do jato particular de Musk. Sweeney também criou contas para rastrear voos de outros bilionários, como Jeff Bezos, CEO da Amazon (AMZO34), e Bill Gates, fundador da Microsoft (MSFT34).

Na ocasião, Musk pediu para que a conta fosse retirada do ar por ser um risco para a sua própria segurança. Sweeney, contudo, negou o valor oferecido e fez uma contraproposta, pedindo US$ 50 mil ou um Tesla Model 3. Nada feito, e a conta segue ativa até então.

Hoje, no entanto, é mais difícil realizar o rastreio porque Musk estaria utilizando um programa de bloqueio. Ainda sim, segue sendo possível.

https://twitter.com/ElonJet/status/1498364944441647108

O jovem, que reside no estado da Flórida, agora tem novos alvos: bilionários russos e o presidente Vladimir Putin. As contas @RUOligarchJets e @Putinjet já acumulam juntas quase 300 mil seguidores e atualizam quase que em tempo real o movimento dos jatos particulares.

https://twitter.com/PutinJet/status/1498982534033678336

Em entrevista ao Wall Street Journal, Sweeney disse que já existia uma demanda por parte de seus seguidores para que ele criasse contas do tipo. No entanto, após a Rússia invadir a Ucrânia na quinta-feira passada (25), os pedidos aumentaram.

Isso porque os oligarcas russos também são alvos das sanções econômicas impostas por outros países. Segundo informou o WSJ, as contas rastreiam, por exemplo, os jatos do proprietário do Chelsea Football Club, Roman Abramovich, do empresário Alisher Usmanov e do bilionário presidente da Novatek, Leonid Mikhelson,

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editora
Jornalista paulistana formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e editora do Money Times. Passou pelas redações da CNN Brasil e TV Globo como produtora, VOCÊ S/A e VOCÊ RH como repórter e Exame.com como redatora estagiária.
alexa.meirelles@moneytimes.com.br
Linkedin
Jornalista paulistana formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e editora do Money Times. Passou pelas redações da CNN Brasil e TV Globo como produtora, VOCÊ S/A e VOCÊ RH como repórter e Exame.com como redatora estagiária.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar