Jovem economista especializado em taxação de fortunas vence prêmio
Gabriel Zucman, economista francês de 36 anos venceu o prêmio John Bates Clark de 2023. O jovem é especialista em desigualdade e política tributária. Entre elas, a taxação de grandes fortunas.
A premiação é realizada pela American Economic Association e a medalha é atribuída para “o economista com menos de 40 anos que fez uma contribuição significativa para o conhecimento econômico”.
Segundo o comunicado oficial divulgado pela associação, “sua pesquisa fornece pistas importantes que municiam debates políticos sobre o desenho de sistemas tributários em todo o mundo”. Em seu Twitter, Zucma agradeceu ao prêmio.
“Obrigado, American Economic Association, por essa incrível honra. Sou imensamente grato aos muitos coautores, mentores, colegas e alunos com quem aprendi tanto e que tornaram toda essa pesquisa possível”.
Thank you to the @AEAInformation for this incredible honor — immensely grateful to the many co-authors, mentors, colleagues, and students from which I have learned so much, and who made all this research possible! https://t.co/qcUP4vZIJN
— Gabriel Zucman (@gabriel_zucman) May 2, 2023
Além disso, seu trabalho “The Missing Profits of Nations”, que analisa os lucros perdidos das nações” também foi destaque. “Zucman e os coautores estimam que 36% dos lucros das multinacionais em todo o mundo são transferidos para paraísos fiscais”, diz o comunicado.
Taxação de Fortunas
Uma das principais propostas durante a campanha eleitoral do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi a reforma tributária. Por diversas vezes, Lula afirmou que é necessário que a população mais rica do país pague mais impostos, sugerindo a taxação de fortunas.
No entanto, a reforma tributária é um dos principais desafios do Ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Isso porque uma das grandes discussões da reforma é justamente a definição de fortuna.