Economia

José Castro: Rumo à aposentadoria

17 mar 2019, 11:08 - atualizado em 17 mar 2019, 11:11

Nota do editor: A Warm Up traz novamente o tema Previdência à tona. Na parte PRO, o José Castro diz se compensa ou não aderir ao INSS diante de outras possibilidades de investimento. Ele apresenta alguns cálculos para fundamentar sua opinião e te ajudar a tomar a melhor decisão. Clique aqui para liberar o acesso exclusivo a assinantes.

José Castro, autor da série Trading Journal na Inversa Publicações

Caro leitor,

Você já deve ter percebido que venho comentando desde o mês passado, de forma insistente, sobre o tema Previdência.

E não é por acaso, já que este é um assunto muito importante para a sua vida financeira e que te garantirá uma aposentadoria tranquila. Além disso, decidirá o rumo do nosso país através da reforma da Previdência social que já está na CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania), primeira etapa do processo de aprovação ou não na Câmara dos Deputados.

O deputado Felipe Francischini (PSL) foi eleito presidente da CCJ com um placar folgado. A vice, Bia Kicis, também do PSL, reforça a liderança do governo nesta primeira etapa, que já é dada por alguns como vencida.

Os dois são novatos e estão justamente na comissão mais importante. Porém isso não está sendo visto como problema, por enquanto, e os votos folgados recebidos na instalação da Comissão refletem isso.

O jovem Francischini, com apenas 27 anos, tem mostrado maturidade e muita segurança para dialogar com todos integrantes da CCJ até o dia 20. Nesta mesma data será escolhido o relator e também será enviada a proposta dos militares, condição imposta pelos deputados para dar continuidade à tramitação.

A admissibilidade da reforma deve ser votada até o final de março pela CCJ, em seguida vai para a segunda e mais acalorada etapa na Comissão Especial. Essa será mais dura.

Ok, legal saber o andamento da PEC, mas e o mercado com isso?

 A Bolsa brasileira tem reagido de forma racional.

+ Tire todas as suas dúvidas para ingressar no mundo dos investimentos assistindo a esses quatro vídeos aqui.

Na espera por fatos concretos relacionados ao cenário político e econômico, o Ibovespa oscilou em um movimento lateral, entre 93.000 e 98.500 pontos, desde 5 de fevereiro. Porém, na última quarta-feira (13), impulsionado pela CCJ, o índice Bovespa fez mais um topo histórico ao atingir o nível de 99.267 pontos, ficando a menos de 1% dos 100 mil pontos.

Já comentei aqui na Warm Up diversos aspectos relacionados à Previdência Social – o que é, como funciona, para quem se destina, tipos de regimes, a origem e os problemas atuais, além das mudanças sugeridas através da nova proposta enviada ao Congresso.

+ Já investe em ações? Então veja aqui este dossiê com estudo detalhado sobre os papéis com grande potencial de ganhos.

Mas vamos pensar pelo nosso lado de investidor:

Financeiramente, será que vale a pena pagar o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para receber o benefício na aposentadoria?

Clique aqui para liberar o acesso exclusivo a assinantes.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
opiniao@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar