Jolts: Vagas de trabalho nos EUA caem mais do que o esperado em julho, a 7,7 milhões
O número de vagas de trabalho em aberto nos Estados Unidos (EUA) caiu para 7,7 milhões em julho, segundo dados do relatório Jolts (Job Openings and Labor Turnover Survey), divulgado nesta quarta (4).
As ofertas vieram abaixo das expectativas do mercado, que esperava uma queda para 8,09 milhões.
No mês anterior, foram abertos 7,9 milhões postos de emprego. O número de junho, que antes era de 8,2 milhões, foi revisado para baixo.
- VEJA TAMBÉM: você pode ser o próximo ganhador da Mega Millions – loteria americana que sorteia prêmio de R$ 4 bilhões nesta semana; veja como jogar
Ao trazerem mais detalhes da rotatividade do mercado de trabalho — que é a maior preocupação do Federal Reserve (Fed) –, os dados colocam o futuro dos juros nos EUA em perspectiva.
Sinais de enfraquecimento ou força do mercado de trabalho indicam se há ou não necessidade de um cortes de juros maior pelo banco central norte-americano na reunião de setembro.
No final do mês passado, o presidente Jerome Powell disse que os riscos menores de alta para a inflação e maiores para a queda do emprego mostram que “chegou a hora” de afrouxar a política monetária.
Dados do mercado de trabalho dos EUA
O Jolts, produzido pelo Departamento do Trabalho, é o primeiro de três dados importes do mercado de trabalho norte-americano que serão divulgados esta semana.
Na quinta-feira (5), às 9h15 (horário de Brasília), saem os números de emprego do setor privado em relatório da Automatic Data Processing (ADP).
No entanto, o maior destaque da semana é o payroll de agosto, que sai na sexta-feira (6), às 9h30. A expectativa é de que o indicador favorito do Fed para avaliar o nível de atividade econômica dos EUA apresente a criação de 175 mil vagas.