CryptoTimes

Joint venture irá “gamificar” tokenização em mercado de capitais (melhores investidores ganham prêmios)

04 maio 2022, 16:09 - atualizado em 04 maio 2022, 16:41
token tokenização nft
Vórtx QR Tokenizadora anuncia lançamento da Token Experience, plataforma que pretende unir gamificação e tokenização (Imagem: Freepik/pikisuperstar)

A Vórtx QR Tokenizadora anunciou o lançamento da Token Experience, plataforma que pretende unir gamificação e tokenização. O lançamento está previsto para acontecer daqui a algumas semanas.

A joint venture obteve permissão para desenvolver a primeira plataforma digital do Brasil baseada em tokens e regulada para o mercado de capitais no Sandbox Regulatório da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Segundo informado pelos desenvolvedores, esse projeto permitirá, em breve, que a intermediação de ofertas públicas de valores mobiliários, como debêntures e cotas de fundos de investimento fechados, aconteça por meio da tecnologia blockchain, proporcionando transações mais seguras, inteligentes e transparentes.

No game, os valores negociados não terão valor real, e cada investidor irá receber uma quantia fictícia para “brincar”. O investidor terá um período pré-determinado para operar na plataforma da tokenizadora antes dos valores negociados realmente terem valor monetário.

Os três participantes do simulador que obtiverem as melhores performances durante esse período serão premiados com aparelhos de celular iPhone 13 e SE. Um ranking será criado especificamente para isso e as regras do jogo estarão disponíveis na plataforma.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gamificando tokens

Nesta fase do game, durante um período pré-determinado, investidores terão acesso ao simulador da tokenizadora e poderão conhecer o ambiente virtual da plataforma, onde serão negociados ativos fictícios.

Conforme dito, durante essa fase do projeto, a negociação não terá nem moedas nem ativos reais, mas sim tokens com seus valores espelhados por ativos fictícios e as operações serão registradas no blockchain.

A ideia é que os investidores possam entender como funcionará a plataforma digital que será lançada em breve.

“A Token Experience faz parte da preparação antes do lançamento oficial da tokenizadora. Com exceção do ativo e do dinheiro que estão no ambiente virtual, é tudo real: o sistema, a interface, a dinâmica da operação, a tecnologia envolvida, é tudo o que usaremos de verdade na plataforma.”

Juliano Cornacchia, CEO da Vórtx, comenta que será “a primeira vez no Brasil que investidores terão uma experiência de negociação em mercado organizado realizada diretamente, em que todas as operações serão registradas em blockchain”.

Cornacchia continua dizendo que nessa primeira etapa do projeto, a plataforma irá representar valores mobiliários tradicionais em ativos digitais (tokens), “de forma que possam ser facilmente negociados por qualquer pessoa.”

“O processo de tokenização veio para ficar e vai mudar a forma que as pessoas fazem investimentos”, finaliza.

Para Fernando Carvalho, CEO da QR Capital, esta etapa do lançamento tem o objetivo de transpor a barreira da experiência do usuário, que pode ser um limitador para adoção de produtos cripto.

“A ideia da Token Experience é justamente tangibilizar a experiência real e mostrar como a tokenização de ativos funciona na prática para o investidor. A tecnologia utilizada pela Vórtx QR Tokenizadora é disruptiva e inovadora, mas os usuários que se cadastrarem na nossa plataforma vão perceber que a usabilidade é tão simples e fácil quanto qualquer plataforma de investimento disponível hoje no mercado.”

Para participar, o investidor precisa passar pelo processo de onboarding que acontece na Vórtx, na qual será creditada um valor fictício para, então, negociar na tokenizadora em ativos fictícios, mas que simulam o processo real em todos os seus aspectos, excetuando-se a moeda (virtual) e os papéis (fictícios).

Histórico da Vórtx QR Tokenizadora

A joint venture é resultado da junção entre a Vórtx, fintech de infraestrutura para o mercado de capitais, e a QR Capital, holding do setor de blockchain e criptoativos.

Logo após sua criação, a Vórtx QR Tokenizadora, recebeu  autorização oficial para início das atividades no âmbito da proposta de participação no Sandbox Regulatório da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Esse projeto permitirá, em breve, que a intermediação de ofertas públicas de valores mobiliários, como debêntures e cotas de fundos de investimento fechados, aconteça por meio da tecnologia blockchain, proporcionando transações mais seguras, inteligentes e transparentes.

Receba as newsletters do Money Times!

Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!

Disclaimer

De acordo com regras da CVM, a tokenizadora só pode ser descrita como “plataforma de negociação regulada de ativos tokenizados” ou, simplesmente, “plataforma de negociação”. Termos como “bolsa”, “exchange”, “corretora” e similares não podem ser utilizados. E, segundo regras da CVM, a Token Experience pode ser descrita como game, mas não como jogo.

Money Times publica matérias de cunho jornalístico, que visam a democratização da informação. Nossas publicações devem ser compreendidas como boletins anunciadores e divulgadores, e não como uma recomendação de investimento.