Joe Biden deve assinar hoje ordem executiva sobre ativos digitais, diz Casa Branca
A Casa Branca emitiu uma ficha técnica sobre a Ordem Executiva de Garantia de Inovação Responsável em Ativos Digitais, do presidente Joe Biden.
Segundo o Decrypt, a ficha afirma que o presidente dos Estados Unidos irá assinar, hoje (9), a ordem executiva que “indica a primeira abordagem completa do governo em lidar com riscos e potenciais benefícios dos ativos digitais”.
O comunicado feito pela Casa Branca indica o fim de um longo período de especulação sobre quando a ordem executiva seria assinada por Joe Biden.
Ordem executiva sobre ativos digitais
De acordo com o Decrypt, a ordem executiva terá seis assuntos tidos como prioridades essenciais.
São elas: proteção ao consumidor e investidor; estabilidade financeira; uso ilícito de ativos digitais; liderança econômica dos Estados Unidos; inclusão financeira justa e acessível; e inovação responsável.
A secretária do Tesouro americano, Janet Yellen, disse, em um comunicado, que “a ordem executiva histórica, do presidente Biden, solicita uma abordagem coordenada e abrangente à política de ativo digital.”
“Essa abordagem irá apoiar a inovação responsável que pode resultar em benefícios substanciais para a nação, consumidores e empresas”, acrescentou Yellen.
Conforme o Decrypt, além das prioridades tidas como essenciais, a ordem executiva de Joe Biden também irá explorar a uma moeda digital emitida pelo banco central (CBDC) dos Estados Unidos.
Um outro tópico mencionado pela Casa Branca inclui os riscos climáticos impostos pelos ativos digitais.
Na ficha técnica consta que “os Estados Unidos devem manter a liderança tecnológica neste espaço de rápido desenvolvimento, apoiando a inovação enquanto reduz os riscos para consumidores, empresas, o amplo sistema financeiro e o clima”.