Joaquim Barbosa decide: “Não pretendo ser candidato”
Após um grande período de silêncio, desde que se filiou ao PSB no início de abril, o ex-presidente do STF Joaquim Barbosa decidiu nesta terça-feira (8) ficar de fora da disputa presidencial de outubro de 2018. Em um breve comentário em sua conta no Twitter, Barbosa declarou: ““Não pretendo ser candidato”. Ele chegou a aparecer como alternativa para vencer Jair Bolsonaro no segundo turno.
Está decidido. Após várias semanas de muita reflexão, finalmente cheguei a uma conclusão. Não pretendo ser candidato a Presidente da República. Decisão estritamente pessoal.
— Joaquim Barbosa (@joaquimboficial) May 8, 2018
Trajetória
Ministro do STF de 2003 a 2014, Barbosa foi presidente da corte entre 2012 e 2014 e desempenhou papel de destaque no julgamento da Ação Penal 470. Doutor e mestre pela Universidade de Paris-II Panthéon-Assas, o ex-ministro é professor licenciado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Em sua longa carreira pública, antes de chegar ao Supremo, atuou quase 20 anos como procurador do Ministério Público Federal. Natural de Paracatu (MG), Barbosa mudou-se para Brasília nos anos de 1970, concluiu os estudos secundários e ingressou no curso de Direito da Universidade de Brasília.