Eleições 2022

João Doria fala sobre sua pré-candidatura à presidência, acompanhe ao vivo

31 mar 2022, 16:00 - atualizado em 31 mar 2022, 16:54
João Doria após votar nas prévias do PSDB em Brasília
João Doria venceu as prévias do PSDB em novembro do ano passado com mais de 50% dos votos (Imagem: REUTERS/Ueslei Marcelino)

Até então pré-candidato à presidência da República pelo PSDB, o governador de São Paulo João Doria deve formalizar agora se vai ou não permanecer na corrida eleitoral.

Ele teria desistido de deixar o governo de São Paulo para disputar o Palácio do Planalto. A “passada de bastão” para seu vice Rodrigo Garcia aconteceria hoje, já que a janela partidária termina nesta sexta-feira (1).

A decisão, no entanto, coloca o seu partido em uma situação complicada, visto que o plano inicial era lançar Garcia como candidato para disputar o Executivo do Estado.

Doria foi escolhido como pré-candidato após vencer as prévias do partido, que aconteceram em novembro do ano passado, com 53,99% dos votos. Ele com Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, e Arthur Virgílio, ex-prefeito de Manaus (AM).

O PSDB nunca tinha antes recorrido ao recurso de prévias para escolher seu candidato. O processo foi marcado por divergências, principalmente entre Doria e Leite, que trocaram diversas “farpas”.

Ainda que tenha parabenizado o governador de São Paulo, a insatisfação de Leite nunca foi segredo para ninguém. Foi por conta disso que ele quase deixou o partido para migrar para o PSD de Gilberto Kassab.

Ele voltou atrás, no entanto, e anunciou na última segunda-feira (28) que continua com os tucanos, ao mesmo tempo em que deixa o governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Acompanhe o pronunciamento de João Doria ao vivo, durante o encerramento da 64ª edição do Congresso Estadual de Municípios, no Palácio dos Bandeirantes: