Jill Biden lidera delegação dos EUA nos Jogos de Tóquio
A primeira-dama dos Estados Unidos, Jill Biden, irá liderar a delegação diplomática dos EUA nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, enviando uma mensagem de apoio ao aliado asiático, apesar das preocupações pela pandemia de Covid-19.
Biden, usando vestido listrado e um suéter branco, deixou Washington na manhã desta quarta-feira para começar sua longa jornada ao Japão.
Autoridades olímpicas e japonesas seguiram em frente com a Olimpíada, apesar da oposição do público a receber um grande número de atletas, funcionários e jornalistas no país –mais de 11.000 atletas apenas na Vila Olímpica–, dezenas dos quais já testaram positivo para Covid-19.
Mas o presidente dos EUA, Joe Biden, vê os Jogos Olímpicos, adiados por causa da pandemia, como um momento crítico para demonstrar apoio a um aliado e parceiro comercial de longa data, o qual ele espera que ajude a tentativa dos EUA de conter o crescimento da China, disseram seus assessores.
Biden chegará a Tóquio na tarde de quinta-feira, antes de jantar com o primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, e sua esposa, Mariko Suga, no Palácio Akasaka, segundo seu porta-voz.
A Olimpíada é a primeira viagem sozinha da primeira-dama ao exterior e incluirá três dias no Japão.
Ela planeja comparecer à cerimônia de abertura na sexta-feira e se reunir com atletas da equipe norte-americana, funcionários do serviço estrangeiro dos EUA e o imperador japonês Naruhito.