Jerome Powell não pensa em lançar uma criptomoeda soberana
O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, em uma conferência em Zurique na semana passada, negou que os bancos centrais estejam perdendo as oportunidades apresentadas pelas criptomoedas.
“É claro que estamos acompanhando com muito cuidado toda a questão das moedas digitais. Não é algo que estejamos considerando ativamente. Outros bancos centrais mais do que nós. E para nós, levanta-se questões substanciais e significativas que gostaríamos de ver cuidadosamente resolvidas”, disse Jerome Powell, em tradução livre.
Em dado momento, Powell coloca que os consumidores americanos não estão demandando essas soluções de pagamento.
“Também não está claro para nós que há demanda por isso. Você sabe, os consumidores têm muitas opções de pagamento, não estão demandando essas soluções”, complementou Powell, referindo-se às criptomoedas.
Sobre o lançamento de uma moeda soberana emitida por um banco central, uma CDBC, como o Banco Central chinês pretende, Powell foi enfático em afirmar que não as vê sendo algo acontecendo logo. Leia mais sobre a iniciativa chinesa aqui.
“Se as pessoas estão deixando seu dinheiro em moeda cibernética e mantendo-o lá, não o estão depositando em um banco. Então, o que acontecerá com a intermediação? Somos a favor da inovação financeira. Estamos seguindo esses assuntos com muito cuidado. Mas não vemos as moedas digitais de um banco central como algo acontecendo no curto prazo”, concluiu.