Jerome Powell discursa em Jackson Hole
https://www.youtube.com/watch?v=nsZyEa_qdpo
O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, discursa no simpósio de Jackson Hole. O tema desta ano é “Reavaliando as restrições à economia e à política”.
Powell começou dizendo que sua fala vai ser curta e direta: “Nosso foco agora é levar a inflação a 2%”.
O presidente afirma que restaurar a estabilidade dos preços demandará algum tempo, assim como reduzir inflação demandará período de crescimento menor. Atualmente, os dados são mistos e a economia mostra impulso subjacente.
Ele destaca que a decisão de juros de setembro dependerá de dados e perspectiva dos próximos dias. “Juro neutro não é lugar para pausa no aperto no quadro atual”, completa.
Powell confirmou que o Fed deve manter política restritiva por algum tempo e que outras elevações poderiam ser apropriadas – mesmo depois da alta de 0,75 ponto percentual de julho.
Por que ficar de olho no Jackson Hole?
O simpósio entrou para o calendário econômico em 1978, após ser criado pelo Fed de Kansas City. À época, o objetivo do evento era discutir o papel da política monetária no desenvolvimento agrícola.
As primeiras edições, inclusive, foram realizadas em Kansas City. O evento só foi para Jackson Hole em 1982 e se tornou mais popular à medida que antecipava assuntos capazes de movimentar os mercados.
Em 2007, por exemplo, o tema “Habitação, Financiamento Habitacional e Política Monetária”. Na época, os participantes não se empolgaram. Mas, no ano seguinte, a bolha imobiliária do subprime estourou nos EUA.
Além disso, em 2012, o então presidente do Fed Ben Bernanke aproveitou o evento para anunciar a terceira rodada do seu programa de flexibilização quantitativa (QE, na sigla em inglês). Jackson Hole também foi palco para Mario Draghi, ex-presidente do Banco Central Europeu, anunciar as bases de uma expansão nos moldes do QE, porém na zona do euro.
?Siga o Money Times no Instagram!?
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!