Tecnologia

Jericoacoara será primeira cidade “cashless” no Brasil

03 dez 2018, 19:21 - atualizado em 03 dez 2018, 19:21
(Rosanetur/Flickr)

A Elo, em parceria com a prefeitura de Jijoca de Jericoacoara (CE), deu início na última sexta-feira (30) o projeto de transformação do distrito de Jericoacoara, um dos Destinos Elo, como a primeira cidade cashless do Brasil. O conceito pretende estimular a adoção de pagamentos eletrônicos em vez de dinheiro.

Inédita no Brasil, a proposta pode ser implementada nos demais Destinos Elo, como Barra Grande e Morro de São Paulo, na Bahia, Porto de Galinhas (PE), Circuito do Ouro (MG) Pirenópolis (GO) e Vale dos Vinhedos (RS).

“Com mais essa medida, queremos avançar no propósito de estimular e capacitar os comerciantes locais a aceitarem meios eletrônicos de pagamentos e, assim, fortalecer a economia local”, explica Luis Cassio Oliveira, diretor de Comunicação e Marketing da Elo.

A introdução do pagamento digital na cidade cearense também é resultado do projeto Abrace Jeri, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente de Jericoacoara e da Elo.

“Desde as primeiras conversas com a Elo, nossa ideia era criar em Jeri uma atmosfera que abraçasse o turista e fizesse uma conexão de todas as pessoas que moram e visitam a cidade”, afirma Ricardo Gusso Wagner, secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente de Jijoca de Jericoacoara.

O programa Município Mais que Digital, do Banco do Brasil, já está implantado em 21 cidades localizadas na Bahia, no Maranhão, na Paraíba e no Piauí e também integra o time de parceiros. Seu objetivo é fortalecer o comércio local, estimulando o consumo de produtos e serviços da região com o uso de aplicativos de celular e formas de pagamento alternativos, como os cartões Ourocard na função crédito e débito.

Rogério Panca, diretor de Meios de Pagamento do Banco do Brasil, ressalta a praticidade do projeto Município Mais que Digital e projeta planos de ampliação para o futuro: “A soma de esforços do BB e Elo na implementação do conceito cashless em Jericoacoara será determinante para ampliar a ideia para mais praças, em linha com as tendências mundiais lideradas por países como China e Índia, que vêm adotando a redução da circulação do papel moeda como uma prática recorrente”.

Leia mais sobre: