Jeff Bezos: Bilionário tem 10 livros preferidos que mudaram sua trajetória; veja quais são
Jeff Bezos, o CEO da gigante Amazon, tem sua lista de livros preferidos que, segundo o empresário, moldaram a sua forma de liderar e sua trajetória.
A lista com 10 recomendações de leitura faz parte de sua biografia, “The Everything Store”, ou “A Loja de Tudo”, em tradução livre.
- Entre para o Telegram do Money Times! Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!
A obra aborda, entre outros assuntos, como os livros impactaram sua visão sobre empreendedorismo e na criação da Amazon.
Os 10 livros preferidos de Jeff Bezos
Confira a lista com os 10 livros preferidos do bilionário:
1° – Feito na América, de Sam Walton
Sam Walton é o fundador da rede Walmart. No livro, conta como transformou a pequena companhia na maior cadeia de varejistas do mundo.
2° – Luzes Apagadas: Orgulho, Ilusão e a Queda da General Electric, de Thomas Gryta
O livro de Thomas Gryta aborda o declínio da companhia General Electric. A empresa americana chegou a ocupar o lugar de mais valiosa dos EUA nos anos 2000. No entanto, perdeu essa posição.
3° – Pensamento Lean, de James P. Womac
O terceiro livro preferido de Jeff Bezos fala sobre os princípios de qualquer sistema, bem como de que maneira negócios de diferentes setores foram transformados por seus gestores, que conseguiram bons resultados com a aplicação de um pensamento enxuto.
4° – A Meta, de Eliyahu M. Goldratt
O livro é um romance que conta a história de um gerente de fábrica que está passando por uma situação difícil e trabalhando cada vez mais. É um título reconhecido por apresentar um dos métodos mais bem-sucedidos para implantar um processo de melhoria contínua em empresas.
5° – A Lógica do Cisne Negro, de Nassim Taleb
Conforme a sinopse do livro, o surgimento de um Cisne Negro é um evento que reúne três características principais: é altamente improvável, produz um enorme impacto e, depois que acontece, inventamos uma explicação que o faça parecer menos aleatório e mais previsível do que de fato é.
Para Nassim Nicholas Taleb, esse fenômeno está na base de quase tudo que acontece no mundo, sendo a temática que o autor aborda na obra.
6° – Criação: A vida e como fazer isso, de Steve Grand
De acordo com a sinopse do livro, trabalhando praticamente sozinho, Steve Grand produziu o Creatures(R), um jogo de computador que permitia aos jogadores criar seres vivos completos com cérebros, genes e sistemas hormonais. De enorme sucesso, o jogo levantou a questão: o que é vida artificial? No livro, o autor propõe uma resposta.
7° – O Dilema do Inovador, de Clayton M. Christensen
O livro explica de que maneira as empresas perdem ondas de inovação do mercado, além de como empresas consolidadas podem acabar perdendo espaço e liderança de mercado diante de novidades.
8° – Feito para durar: Hábitos de sucesso de empresas visionária, de Jim Collins e Jerry I. Porras
Com base em seis anos de pesquisa na School of Business de Stanford, Collins e Porras utilizaram 18 empresas que têm idade média de 100 anos e superam o mercado de ações por um fator de 15 desde 1926 e as compararam diretamente com suas melhores concorrentes.
9° – Os Vestígios do Dia, de Kazuo Ishiguro
A obra conta a história de um mordomo idoso que sai de férias pelo interior da Inglaterra, quando passa por lembranças e reflexões. O livro é considerado um retrato da cultura inglesa.
10° – Rework, de David Heinemeier Hansson e Jason Fried
Por fim, a lista de Jeff Bezos é encerrada com o Rework, ou “Retrabalho”, em tradução livre. Segundo a sinopse, o livro é o manual perfeito para quem quer ser mais produtivo, obter exposição do negócio e ter ideias contraintuitivas que serão inspiradoras.