AgroTimes

JBS (JBSS3) ou Minerva (BEEF3)? Quem ganha com a habilitação de 38 frigoríficos para China, segundo o BBA

12 mar 2024, 17:25 - atualizado em 12 mar 2024, 18:42
frigoríficos jbs china
Para o Itaú BBA, a habilitação pode pressionar ainda mais os preços de exportações pagos pela China; confira. (Imagem REUTERS/Paulo Whitaker)

O Brasil habilitou mais 38 plantas frigoríficas brasileiras para vender carnes para China nesta terça-feira (12), sendo essa a maior habilitação de plantas já anunciadas de uma só vez.

Na visão do Itaú BBA, o anúncio fortalece o relacionamento comercial entre os países e solidifica o Brasil como grande fornecedor de proteínas para o mercado chinês a longo prazo.

Contudo, os preços de exportação da carne bovina têm estado sob pressão desde meados de 2023, e a recente autorização pode implicar em oferta adicional de carne bovina na China, limitando aumentos nos preços de exportação no curto e médio prazo.

No que diz respeito aos custos, o aumento das exportações de carne bovina poderia impulsionar o aumento dos custos do gado à medida que novas unidades competem para aumentar a liquidação do gado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

JBS ou Minerva: Quem se beneficia?

Para o BBA, há um ligeiro impacto positivo para a JBS (JBSS3) e nem tanto para Minerva (BEEF3).

O banco ressalta que, embora a JBS tenha o maior número de frigoríficos na lista autorizada, é importante ressaltar que o o segmento de carne bovina do Brasil (segmento mais beneficiado) representa apenas ~13% da estimativa de Ebitda para a JBS em 2024.



A operação de carne bovina da Marfrig (MRFG3) no Brasil também tem uma participação limitada para os números consolidados, algo que deve diminuir ainda mais quando as fusões e aquisições com Minerva forem aprovadas pelas autoridades antitruste.

Por outro lado, segundo o BBA, as notícias poderiam potencialmente levar os investidores a desacelerar a expansão de margem esperada para a Minerva no futuro. Adicionalmente, eles projetam que a nova autorização da planta da Marfrig em Bataguaçu (MS) resultará no pagamento de um prêmio de preço pela Minerva.

Por fim, a Minerva conta agora com unidades produtivas para China, com capacidade de abate de mais de 13 mil cabeças de gado/dia, sendo 5 plantas no Brasil, 4 Plantas no Uruguai e 1 planta na Argentina.