AgroTimes

JBS inicia operação de plataforma de monitoramento com tecnologia blockchain

27 abr 2021, 20:59 - atualizado em 27 abr 2021, 21:01
Boi Carnes
A expectativa da JBS é de que produtores que movimentam um milhão de animais estejam cadastrados na plataforma até o fim do ano (Imagem: JBS/Imprensa)

A JBS (JBSS3) iniciou nesse mês o cadastro dos produtores na Plataforma Pecuária Transparente, ferramenta desenvolvida pela Ecotrace com tecnologia blockchain para monitoramento de dados de fornecimento de gado.

A adesão à plataforma é voluntária. O produtor que negocia animais diretamente com a JBS informará a lista de seus fornecedores de animais na ferramenta. Os dados serão enviados para validação da Agri Trace Rastreabilidade Animal, sistema da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

As informações serão processadas por empresas credenciadas na plataforma, como a Agrotools, que verificarão a conformidade socioambiental com base nos critérios da JBS: desmatamento, respeitando o Código Florestal Brasileiro; invasão de terras indígenas ou unidades de conservação ambiental; trabalho análogo à escravidão; e uso de áreas embargadas pelo Ibama.

A análise será enviada diretamente ao fornecedor da JBS, que ficará a par da conformidade socioambiental de toda sua cadeia de fornecimento.

A expectativa da JBS é de que produtores que movimentam um milhão de animais estejam cadastrados na plataforma até o fim do ano.

Além da plataforma, a companhia instalará 13 Escritórios Verdes em unidades de processamento para ajudar pecuaristas na regularização ambiental das suas propriedades.