CryptoTimes

Japão: tokens independentes começam a ser emitidos

29 nov 2019, 11:08 - atualizado em 31 maio 2020, 12:37
Japão está disposto a usar criptoativos pelo bem de suas províncias, a fim de estimular a participação e o comércio local (Imagem: Bitcoin News)

Além das empresas, agora governos locais e associações incorporadas estão prosseguindo com iniciativas especiais para a emissão de tokens independentes no Japão.

KAYAC Inc., empresa de jogos sociais, anunciou que vai realizar um programa-piloto do dia 21 de novembro ao dia 18 de dezembro na cidade de Kamakura como parte de uma iniciativa da Prefeitura de Kanagawa de encorajar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (SDGs, na sigla em inglês) das Nações Unidas.

Machi no Coin

KAYAC, junto com a Prefeitura de Kanagawa, desenvolveu uma moeda comunitária chamada Machi no Coin usando a tecnologia de blockchain.

A empresa afirma que o sistema de pontos vai fazer parte de um novo desenvolvimento para aplicações de blockchain usando o aplicativo da Machi no Coin a fim de encorajar a participação em eventos regionais em Kanagawa.

Os usuários do aplicativo ganham pontos ao participarem de eventos regionais e os usam para fazer comprar em lojas participantes (no entanto, os pontos não podem ser convertidos em ienes).

Em uma coletiva de imprensa, KAYAC afirmou que a empresa “se esforça em apresentar os pontos ligados aos SDG em ampla escala não apenas da cidade de Odawara, onde planejam fazer a implementação no ano que vem, mas também em municípios na província de Kanagawa. A empresa quer que os pontos sejam usados em vários eventos regionais e relacionados aos SGDs, como cafeterias para crianças, conservação das paisagens naturais “satochi-satoyama”, energia renovável e desperdício de alimentos”.

Duas grandes organizações japonesas, relacionadas ao setor financeiro e de RH vão emitir moedas apenas para membros de suas associações (Imagem: Akio Kon/Bloomberg)

Tokens independentes

Outras empresas, como a Associação Japonesa para Chefes do Setor Financeiro (JACFO) e sua empresa-irmã, a Associação Japonesa para Diretores Executivos de Recursos Humanos (JACHRO), também anunciaram a emissão de moedas para CFO (chefes do setor financeiro) e CHROs (diretores executivos de RH) apenas para membros, que são criptoativos baseados em blockchain.

JACFO é uma organização sem fins lucrativos criada com o propósito de melhorar os métodos e a ética de gestão global, começando por empresas japonesas.

A empresa fornece serviços e treinamentos relacionados a vários métodos e tecnologias de gestão para melhorar as oportunidades e habilidades de carreira para empresários que trabalham nas áreas de gestão, contabilidade e de finanças.

JACHRO também é uma organização sem fins lucrativos criada com o propósito de fornecer suporte e treinamento para diretores executivos de RH, por ser a posição principal em uma empresa de RH, e dar a capacidade de os departamentos de RH se tornarem mais internacionais e especializados.

JACFO afirmou que está apresentando criptoativos com o propósito de “oferecer aos CFOs das empresas a chance de experimentar como são as fintechs”.

JACHRO afirmou que planeja “apresentar um sistema que conecta a um aplicativo de celular de pedômetro, em que os usuários podem ganhar moedas enquanto caminham para apoiar a promoção de gestão de saúde como um dos tópicos que são de interesse dos diretores executivos em departamentos de RH”.

O Japão tem sido um ambiente solidário para os sistemas de pontuação de consumidores, em que várias empresas estão ligadas a lojas on-line, empresas tradicionais, serviços de pagamento digital e oferecer pontos independentes a fim de reter cliente fiéis.

Após o surgimento dos criptoativos, cada um desses “players” emitiram seus próprios tokens digitais independentes com propósitos mais amplos. Espera-se que a maneira como esses tokens independentes vão mudar as atividades econômicas domésticas japonesas seja um tópico de uma discussão no futuro.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.