Japão surpreende o mercado em 2023 com pujança da sua economia; entenda
A economia do Japão cresceu bem mais do que se pensava inicialmente entre janeiro e março, conforme dados revisados nesta quinta-feira (8).
Afinal, uma recuperação pós-pandemia nos gastos corporativos e de consumo ajudou a compensar o impacto nas exportações devido à desaceleração da demanda global.
O Produto Interno Bruto (PIB) do Japão teve expansão anualizada de 2,7% entre janeiro e março, contra uma estimativa preliminar de crescimento de 1,6% e muito acima da previsão média dos economistas de um aumento de 1,9%.
- CONHEÇA A LIVE GIRO DO MERCADO: De segunda à sexta às 12h, estaremos AO VIVO no canal do Youtube do Money Times, trazendo as notícias mais quentes do dia e insights valiosos para seus investimentos. Esperamos você!
O crescimento seguiu uma expansão de 0,4% em outubro-dezembro e uma contração de 1,5% em julho-setembro, mostraram os dados revisados.
Os números divulgados no mês passado mostraram inicialmente dois trimestres consecutivos de queda na segunda metade do ano passado, a definição de uma recessão técnica.
O Japão está comprometido em colocar o crescimento econômico acima da reforma fiscal, disse o governo do primeiro-ministro, Fumio Kishida, em comentário de meio de ano sobre a estrutura de políticas econômicas, ao mesmo tempo em que sinaliza o fim dos gastos com estímulos para retornar a um modo de “tempos de paz”.