Japão

Japão planeja US$ 170 bi em gastos para aliviar impacto da inflação, diz Kyodo

26 out 2022, 9:46 - atualizado em 26 out 2022, 9:46
Japão
O plano de gastos, que deve ser finalizado na sexta-feira, colocará o Japão no centro das atenções depois que a ex-primeira-ministra britânica Liz Truss agitou os mercados ao revelar um programa econômico que custou seu cargo (Imagem: REUTERS/Issei Kato)

O Japão deve gastar 170 bilhões de dólares em um novo pacote de estímulo programado para amortecer o impacto econômico do aumento dos custos das matérias-primas, informou a agência de notícias Kyodo, uma medida que elevará a já enorme dívida do país.

O plano de gastos, que deve ser finalizado na sexta-feira, colocará o Japão no centro das atenções depois que a ex-primeira-ministra britânica Liz Truss agitou os mercados ao revelar um programa econômico que custou seu cargo.

O tamanho total do próximo pacote do Japão, que incluirá gastos estatais de 25,1 trilhões de ienes (170 bilhões de dólares), será de cerca de 67,1 trilhões de ienes, incluindo gastos do governo municipal e gastos corporativos, informou a Kyodo nesta quarta-feira sem citar fontes.

O escritório do orçamento do Ministério das Finanças não estava imediatamente disponível para comentar a informação.

Analistas esperam que uma parte do pacote seja financiada por emissão de dívida adicional que aumentará a já enorme dívida pública do Japão, que, com o dobro do tamanho de sua economia, é a maior entre as principais economias.

Eles disseram que o momento do pacote, depois que os planos fiscais de Truss abalaram os investidores, pode tornar os mercados particularmente sensíveis a quaisquer grandes planos de gastos.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

reuters@moneytimes.com.br