Internacional

Japão não vê impacto na Olimpíada com alerta de viagem dos EUA

25 maio 2021, 9:46 - atualizado em 25 maio 2021, 9:46
O aviso do Departamento de Estado norte-americano para o Japão não mencionou especificamente a Olimpíada, mas desaconselhou visitar o país agora (Imagem: Site/Tokyo 2020)

Autoridades japonesas de alto escalão disseram nesta terça-feira que não acreditam que um aviso dos Estados Unidos desaconselhando viagens ao Japão devido aos temores do coronavírus afetará a Olimpíada de Tóquio daqui a menos de dois meses e que o apoio norte-americano aos Jogos não mudou.

O aviso e a diretriz de “Não Viaje” do Departamento de Estado norte-americano para o Japão na segunda-feira não mencionou especificamente a Olimpíada, mas desaconselhou visitar o país agora.

“No momento, não conseguimos ver nenhum impacto em particular”, disse a ministra da Olimpíada, Tamayo Marukawa, em uma coletiva de imprensa.

Ela observou que o aviso não proíbe viagens essenciais e que o Comitê Olímpico e Paralímpico dos EUA disse que práticas de mitigação planejadas permitirão uma participação segura dos atletas.

Autoridades japonesas e olímpicas prometeram que os Jogos acontecerão como planejado a partir de 23 de julho depois de serem adiados em 2020, apesar de pesquisas mostrarem que a maioria dos japoneses quer que os Jogos sejam cancelados ou adiados devido aos temores do coronavírus.

Uma campanha virtual batizada de “Impeçam a Olimpíada de Tóquio” havia coletado 387 mil assinaturas até esta terça-feira, disseram organizadores.

O secretário-chefe de gabinete, Katsunobu Kato, disse que o Japão está em contato próximo com o governo dos EUA.

“Não existe absolutamente nenhuma mudança no apoio dos Estados Unidos à decisão do Japão de realizar a Olimpíada, acreditamos”, disse Kato.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar