Japão está considerando a emissão de uma criptomoeda nacional?
O governo do Japão está considerando seriamente a emissão de uma moeda digital de banco central (CBDC, na sigla em inglês).
Nikkei, o maior jornal financeiro do Japão, noticiou a decisão nessa terça-feira (14), afirmando que o governo incluirá o plano de uma CBDC em sua estrutura política este ano. Essa inclusão tornaria o plano em uma política governamental e oficial, segundo o jornal.
Japão busca explorar a possibilidade de emitir uma CBDC junto com outros países, como os EUA e países da Europa.
A notícia vem uma semana após o Banco do Japão (BoJ), o banco central do país, ter oficialmente dito que testaria uma CBDC para verificar sua aplicabilidade a partir de uma perspectiva técnica.
Banco do Japão publica novo relatório
sobre moedas digitais de banco central (CBDCs)
O Japão vem estudando CBDCs há um tempo. Em janeiro, o BoJ firmou parceria com outros grandes bancos centrais — o Banco da Inglaterra, o Banco do Canadá, o Banco Central Europeu (BCE), o Sveriges Riksbank (Suécia) e o Banco Nacional Suíço — para explorar criptomoedas.
Embora o BoJ tenha dito anteriormente que não tinha planos de lançar um iene digital imediatamente, notícias recentes indicam urgência, já que a criptomoeda da China está “quase pronta”.
Uma vez, um legislador japonês afirmou que o Japão precisaria de apoio dos EUA para conter a possível influência do yuan digital da China.
Bancos centrais querem moedas digitais
para rivalizarem com a China