Japão escolhe novo líder para departamento que pesquisa projetos de CBDCs
O Banco do Japão (BoJ) escolheu o reconhecido economista Kazushige Kamiyama como o novo líder de um departamento que analisa pesquisas sobre moedas digitais emitidas por bancos centrais (CBDCs).
Segundo a Reuters, Kamiyama irá liderar o departamento de pagamentos e liquidações do BoJ, que realizou pesquisas colaborativas com outros bancos centrais sobre CBDCs e criptoativos.
Kamiyama possui um histórico de usar “big data” (conjunto de dados que são muito grandes ou complexos de serem processados por softwares tradicionais) para analisar flutuações na economia.
Segundo a Reuters, essa abordagem teve um papel significativo para ajudar o banco central a navegar por mudanças na economia durante a pandemia do coronavírus.
Recentemente, o BoJ criou uma nova equipe para aprofundar seu estudo sobre criptomoedas após notícias de que o governo japonês estava considerando a emissão de uma CBDC em sua estrutura política este ano.
O BoJ disse que, apesar de não planejar emitir sua própria CBDC, esteve realizando pesquisas com outros bancos centrais sobre o assunto.