Mercados

Japão deve cortar previsão de crescimento econômico neste ano fiscal, diz Nikkei

22 jul 2022, 9:13 - atualizado em 22 jul 2022, 9:13
Homem de máscara em silhueta na frente de um monitor que mostra a taxa de câmbio do Iene e a taxa média de transações da Nikkei, em Tóquio, Japão
A redução reflete amplamente a fraqueza no consumo privado, enquanto uma nova alta em infecções pela Covid-19 nubla as perspectivas, disse o jornal (Imagem: REUTERS/Issei Kato)

O governo japonês deve cortar a previsão de crescimento econômico do ano fiscal de 2022 para 2%, nitidamente abaixo da projeção de 3,2% feita em janeiro, disse o jornal Nikkei nesta sexta-feira.

A notícia vem após previsões trimestrais do Banco do Japão, que foram divulgadas na quinta-feira e mostraram piora na expectativa de crescimento no ano até março de 2023, para 2,4%, abaixo dos 2,9% de três meses atrás.

A redução reflete amplamente a fraqueza no consumo privado, enquanto uma nova alta em infecções pela Covid-19 nubla as perspectivas, disse o jornal.

A incerteza crescente sobre a economia global, cuja responsabilidade é atribuída à guerra da Rússia contra a Ucrânia e às medidas restritivas contra a Covid-19 na China, também amortecem as projeções de um retorno forte e sustentado da economia japonesa, tão dependente das exportações.

Money Times é Top 10 em Investimentos!

É com grande prazer que compartilhamos com você, nosso leitor, que o Money Times foi certificado como uma das 10 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Por votação aberta e de um grupo de especialistas, o Prêmio iBest definirá os três melhores na categoria de 2022. Se você conta com o nosso conteúdo para cuidar dos seus investimentos e se manter sempre bem-informado, VOTE AQUI!

reuters@moneytimes.com.br