Janja atrapalha articulação de Lula no Congresso? Entenda reclamações sobre hora de almoço e viagens
A primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, tornou-se alvo de críticas, após uma semana dura para o presidente Lula.
Com derrotas no Congresso, o presidente prometeu a seus aliados que irá receber deputados e senadores com mais frequência, bem como estar mais próximo das bancadas de sua base, conforme noticiou a coluna de Malu Gaspar, no jornal O Globo.
- Quem tem medo do Leão? O Money Times disponibilizou o guia do Imposto de Renda 2023 como cortesia a todos os leitores. Retire o seu exemplar aqui e veja as melhores dicas para fugir da malha fina.
Ainda conforme o periódico, Lula foi alertado de que precisa se envolver pessoalmente na articulação política, visto que há a avaliação de que o governo está nas mãos de Arthur Lira (PP-AL).
No entanto, conforme revelou o jornal, há ainda uma crítica que não chega diretamente à Lula: as interferências da primeira-dama, Janja.
Janja atrapalha?
Segundo auxiliares do próprio Lula, ouvidos pela coluna de Malu Gaspar, o contato mais próximo com a classe política teria sido afetado por Janja, que bloqueia a agenda nos horários de almoço, apontando que se trata da hora de descanso.
Ainda, a primeira-dama prefere que parlamentares não viajem com o casal no avião presidencial, além de ainda não ter aberto o Palácio do Alvorada para a recepção de políticos, como ocorreu no primeiro e segundo mandato de Lula.
Conforme a coluna, em contrapartida, aliados de Janja pontuam que a primeira-dama não possui tamanho poder. Sendo assim, os almoços e demais decisões estão em linha com a aprovação de Lula.
Ainda, destacam que a versão de que Janja trava a agenda de Lula é “narrativa de gente quem prefere colocar na mulher a culpa pela própria incompetência na articulação política do governo”.
Churrasco de Lula no Alvorada
Lula prometeu que irá promover mudanças, com reuniões com as bancadas dos partidos na Câmara e no Senado, além de conversar com parlamentares. E as mudanças já começaram.
O presidente Lula promoveu um jantar de confraternização na noite da última sexta-feira (26), conformou informou O Globo.
Segundo o jornal, Lula ofereceu um jantar a ministros de governo, do Supremo Tribunal Federal (STF) e líderes do Executivo na Câmara e no Senado. Ao todo, estavam presentes cerca de 30 pessoas. Os convidados foram recepcionados por Lula e a primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja.
A confraternização ocorreu no Palácio da Alvorada, residência oficial da presidência da República, com início por volta das 19h30 e teve duração até pouco depois da meia-noite. No cardápio, uma refeição bem brasileira: arroz, vinagrete, farofa, salada de maionese e, claro, churrasco.