Jackson Hole: Por que o evento é importante para o mercado
Entre quinta-feira e sábado (24 a 26 de agosto), a pequena cidade americana de Moran, no Wyoming, será palco de um dos principais eventos da economia: o Simpósio de Política Econômica de Jackson Hole.
O evento recebe o nome do vale onde Moran está localizada e receberá presidentes dos principais bancos centrais do mundo. Além disso, também contará com a presença de economistas, políticos e empresários.
Na ocasião, serão discutidas as políticas econômicas adotadas por banqueiros centrais e os rumos da economia global. Neste ano, o tema principal será as mudanças estruturais na economia global.
- Gestora alerta o mercado sobre perigo de ‘armadilhas’ nos fundos imobiliários: Saiba por que tomar cuidado e como se proteger, é só clicar aqui. Fique ligado no Giro do Mercado: inscreva-se no canal do Money Times aqui.
Por que ficar de olho no Jackson Hole?
O simpósio entrou para o calendário econômico em 1978, após ser criado pelo Fed de Kansas City. À época, o objetivo do evento era discutir o papel da política monetária no desenvolvimento agrícola.
As primeiras edições, inclusive, foram realizadas em Kansas City. O evento só foi para Jackson Hole em 1982 e se tornou mais popular à medida que antecipava assuntos capazes de movimentar os mercados.
Em 2007, por exemplo, o tema “Habitação, Financiamento Habitacional e Política Monetária”. Na época, os participantes não se empolgaram. Mas, no ano seguinte, a bolha imobiliária do subprime estourou nos EUA.
Além disso, em 2012, o então presidente do Fed Ben Bernanke aproveitou o evento para anunciar a terceira rodada do seu programa de flexibilização quantitativa (QE, na sigla em inglês). Jackson Hole também foi palco para Mario Draghi, ex-presidente do Banco Central Europeu, anunciar as bases de uma expansão nos moldes do QE, porém na zona do euro.
O que esperar
Tradicionalmente, o discurso mais esperado é do presidente do Federal Reserve. Jerome Powell deve dar mais algumas pistas sobre a trajetória da política monetária norte-americana.
“Este evento é aguardado com ansiedade para obter mais insights sobre as perspectivas do Fed e as possíveis direções que a política monetária poderá tomar”, afirma Matheus Spiess, analista da Empiricus Research.
Para Rafael Passos, analista da Ajax Asset, a expectativa é de que Powell dê algum sinal de que o ciclo de alta está no fim e sinalize com os juros altos por mais algum tempo.
Com isso, o seu discurso de Powell, marcado para sexta-feira (25), pode calibrar as expectativas em relação ao Fed Funds