Internacional

Jack Welsh, que comandou a expansão da GE, morre aos 84 anos

02 mar 2020, 14:13 - atualizado em 02 mar 2020, 14:13
Jack Welch
Ex-presidente da General Electric, Jack Welch (Imagem: REUTERS/Lucas Jackson)

Jack Welch, que tornou a General Electric na empresa pública valiosa mais nos Estados Unidos nas décadas de 80 e 90, morreu aos 84 anos de idade, afirmou o grupo nesta segunda-feira.

Welch – conhecido como “Neutron Jack” por cortar milhares de empregos – comprou e vendeu dezenas de empresas, expandindo a gigante industrial para os setores de serviços financeiros e consultoria. Sob ele, o valor de mercado da GE aumentou de 12 bilhões de dólares para 410 bilhões, tornando Welch um dos principais executivos de sua época.

Em dezembro de 1980, foi anunciado que ele sucederia o então presidente-executivo Reginald Jones e, em abril de 1981, assumiu o cargo de oitavo presidente do conselho e executivo da empresa. Ele ocupou o cargo até se aposentar em setembro de 2001, sendo sucedido por Jeff Immelt.

“Hoje é um dia triste para toda a família GE”, disse H. Lawrence Culp Jr., atual presidente-executivo da GE, em comunicado. “Jack era maior que a vida e era o coração da GE por meio século. Ele reformulou a cara de nossa empresa e do mundo dos negócios.”

reuters@moneytimes.com.br