‘Jabuti’ em projeto que regulariza dark kitchens em SP gera polêmica
O projeto que regulariza as dark kitchens na cidade de São Paulo está dando o que falar após a Câmara dos Vereadores incluir uma provisão que não dialoga com o texto do projeto.
O ‘jabuti’ em questão fala do aumento do ruído permitido de 55 para 85 dB em áreas próximas de estádios, arenas e casas de show.
A inserção é considerada um aceno para produtoras e demais entidades que organizam eventos culturais e esportivos na cidade de São Paulo.
Regularização dos restaurantes fantasmas
O projeto de lei foi aprovado com 40 votos a favor e 9 contrários, significando uma vitória para o governo de Ricardo Nunes (MDB), que viu o projeto sendo debatido a meses no plenário.
Entre as regras propostas, está a proibição de operação dessas cozinhas durante a madrugada, a menos que ofereçam isolamento acústico e não causem incômodo à vizinhança.
Nas sessões de debate sobre o projeto, associações de moradores de diferentes bairros se queixavam da instalação inadequada de cozinhas industriais em estabelecimentos comerciais não preparados, gerando ruídos semelhantes a turbinas de avião e resíduos de gordura em paredes e roupas situados nas proximidades das coifas.
As ‘dark kitchens’ também têm sido criticadas por oferecer condições ruins de trabalho para os entregadores de aplicativos, como a falta de banheiros e áreas de descanso.
O projeto agora vai à sanção do prefeito Ricardo Nunes, que deve enfrentar pressão para retirar do PL a provisão que prevê o aumento do ruído em torno dos estádios.
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!