Carteira Recomendada

Quer uma carteira de ações feita por 23 analistas? Veja agora o Dream Team da Bolsa brasileira

04 set 2019, 18:23 - atualizado em 04 set 2019, 18:25
As ações do Bradesco, ao lado do Itaú, representam o setor financeiro na carteira (Imagem: Bloomberg)

Quais são as ações preferidas pelo mercado, entre aquelas com maior potencial de valorização em setembro, as que pagam bons dividendos e as small caps? E quanto os analistas apostam em cada uma delas? É para responder a essas perguntas que elaboramos a Carteira Money Times, baseada em relatórios de recomendações de mais de 20 bancos, corretoras, analistas independentes e publicadoras.

Considerando-se o quadro geral, que incorpora não apenas as carteiras indicadas para o mês, mas também as small caps e as boas pagadoras de dividendos, o que se constata é que as atenções do mercado se concentraram em 13 companhias em setembro, sendo dez provenientes das carteiras mensais; uma, da carteira de dividendos; e outras duas, das small caps. Essas empresas foram citadas 102 vezes nos relatórios analisados pelo Money Times, o novo parceiro de O Antagonista.

A campeã de recomendações é a Petrobras (PETR4), refletindo a mudança de humor do mercado, após a nova diretoria vender ativos não estratégicos e apostar em negócios mais lucrativos, como a produção de petróleo do pré-sal. Em seguida, Bradesco (BBDC4) e Itaú Unibanco (ITUB4) mostram que, mesmo com a taxa básica de juros no menor patamar da história, os bancos ainda apresentam boas perspectivas de ganhos para os investidores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os papeis da locadora de automóveis Localiza estrearam este mês na carteira (Imagem: Money Times)

Mudanças

O número de indicações, 13, foi o mesmo de agosto. A composição do portfólio, contudo, contou com quatro mudanças. Deixaram a lista de preferidas: Pão de Açúcar (PCAR4), Cemig (CMIG4), Banco do Brasil (BBAS3) e Usiminas (USIM5).

As novidades são: JBS (JBSS3), Localiza (RENT3), Suzano (SUZB3) e Tenda (TEND3).

Composição

A Carteira Money Times de setembro é baseada em: 23 relatórios de carteiras mensais, que somaram 232 recomendações, distribuídas entre 90 empresas; 16 relatórios de recomendações de dividendos para este mês, alcançando 107 indicações espalhadas por 40 companhias; 12 relatórios de small caps, que citaram 47 empresas, somando 83 recomendações.

Entre a publicação do último portfólio, em 13 de agosto, e hoje, a Carteira Money Times apresentou uma variação negativa de 3,19%. É um desempenho 0,31 ponto percentual melhor do que a desvalorização de 3,5% do Ibovespa no mesmo período.

Empresa Origem Recomendações Peso (%)
Petrobras carteira mensal 15 14,7
Bradesco carteira mensal 12 11,8
Itaú Unibanco carteira mensal 9 8,9
IRB carteira mensal 8 7,8
Lojas Renner carteira mensal 8 7,8
Vale carteira mensal 7 6,8
JBS carteira mensal 6 5,9
Localiza carteira mensal 6 5,9
Rumo carteira mensal 6 5,9
Suzano carteira mensal 6 5,9
Taesa dividendos 9 8,8
Tenda small caps 5 4,9
Via Varejo small caps 5 4,9
Total 102 100

* Disclaimer

A Carteira Money Times é um apanhado de informações extraída das carteiras recomendadas e sugeridas de corretoras, casas de análise e publicadoras de conteúdos financeiros. Ou seja, trata-se de dados públicos. Selecionamos as 10 ações mais indicadas no mês. Em caso de empate, todas as ações são incluídas e o peso é dividido. Isso elimina qualquer tipo de seleção por parte da nossa redação.

A equipe do Money Times, apesar do foco na qualidade de suas informações, não se responsabiliza por quaisquer perdas, danos, custos e lucros cessantes. De igual forma, não fazemos qualquer tipo de recomendação e ou sugestão de investimentos. Aliás, sugerimos expressamente que, antes da tomada de qualquer decisão, consulte um profissional habilitado e de sua confiança.