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Já ouviu falar do live commerce? Conheça 5 dicas para a inovar no varejo

20 out 2022, 10:24 - atualizado em 20 out 2022, 12:13
Conhece o live commerce? Saiba como inovar no varejo (Fonte: Daniela Sena/Wechat/Reprodução)

Por Thauana Morais*

O live commerce ou live shop é uma nova funcionalidade e metodologia de vendas que as plataformas de comércio eletrônico – incluindo as redes sociais – podem fomentar através de vendas ao vivo. Além disso, os profissionais desenvolvedores propõem transformar o processo de compras em uma jornada genuinamente digital

O principal objetivo desse novo método, é encurtar a jornada de compras no ambiente online, já que o consumidor entra no processo por meio de um programa, e é influenciado pelo  vendedor online através de um script interativo, normalmente cheio de entretenimento, energia e criatividade.  

Conhecer e aplicar esses novos métodos e plataformas depende de como realizar o planejamento para implementar novas tecnologias no setor de vendas. Confira um pouco mais dessa grande inovação no varejo online:

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Transformação digital e o novo comportamento do consumidor

Para entender um pouco mais desse trabalho que vem ganhando cada vez mais visibilidade, conversamos com uma empresária que faz parte da nossa comunidade auspiciosa de mulheres globais, Daniela Sena, CEO da Continental Corporation em Hangzhou.

Ela define o live commerce como uma combinação de compra instantânea de um produto em destaque, que conta com a participação do público por meio de funções como bate-papo e botões de reações dentro de uma plataforma ao vivo. 

A especialista trabalha hoje com as principais empresas globais chinesas nesse setor, e garante que o poder dessa nova dinâmica de vendas é o da expansão.

Para ela, o live commerce traz mais dinamismo ao consumidor, além de um maior engajamento pela possibilidade de oferecer ofertas exclusivas. É, em suma, uma nova experiência imersiva de compras.

A especialista trabalha hoje com as principais empresas globais chinesas nesse setor, e garante que o poder dessa nova dinâmica de vendas é o da expansão (Fonte: Daniela Sena/Wechat/Reprodução)

Daniela explica ainda que para as marcas, essa nova funcionalidade possibilita um maior alcance de audiência, pois quebra barreiras de distância e traz conveniência. Afinal, o cliente participa do processo de compra geralmente pelo celular, e basta ter um acesso estável à internet.

Uma outra vantagem para as empresas que desejam seguir essa metodologia é que, a partir das interações ao vivo, a plataforma gera dados que facilitam as próximas tomadas de decisão estratégica do time de vendas.

O vendedor online, por sua vez, tem a função de ajudar a dar credibilidade para as marcas que optam pela nova dinâmica, formando uma parceria para publicações de posts para além do evento ao vivo – geralmente esses profissionais são influenciadores que representam as marcas em suas páginas, e criam conteúdos alinhados. 

O mercado do live commerce 

O live commerce começou a ser usado como uma estratégia inovadora da gigante chinesa Alibaba em 2016, e hoje já é considerado um fenômeno crescente entre diversas marcas ocidentais.

De acordo com analistas da área, a nova funcionalidade atraiu quase 300 milhões de consumidores ainda no começo de 2020, e as principais indústrias que já se beneficiam da nova tecnologia são: a indústria da moda, beleza, alimentos, eletroeletrônicos, artigos de decoração, entre outros. 

Trabalhando diretamente com o Brasil de seu escritório na China, Daniela também explica que durante a pandemia, observamos o boom do comércio eletrônico no Brasil,  e o isolamento social trouxe como consequência o auge do varejo digital, “obrigando” empresas que atuavam somente no ambiente físico a repensarem as estratégias de vendas também para transformação digital – novas funcionalidades de pagamentos digitais foram aprimoradas, e o mercado de vendas online se desenvolveu como nunca antes no Brasil e no mundo. 

O influenciador digital é peça chave para o sucesso de um live commerce (Fonte: Daniela Sena/Wechat/Reprodução)

Com isso, quem já tinha uma operação digital mais estruturada, se saiu melhor no contexto da pandemia. Contudo, a retomada da vida social nos impõe novos desafios e, por mais que a jornada digital seja um caminho sem volta, a concorrência vai se tornando cada vez maior ao longo dos próximos anos – já que estamos falando de um ambiente de rápida transformação e crescimento, é necessário agir, e se adaptar com velocidade máxima. 

Os consumidores, por outro lado, também vêm se ajustando rapidamente a estas transformações, que trazem mais benefícios como os da comodidade, praticidade, e oportunidade de vivenciar novas experiências – que, aliás, só são possíveis por meio do desenvolvimento de dados. 

Veja abaixo 5 dicas para inovar no varejo com o live commerce

Como explicado anteriormente, o papel do influenciador digital é de estimular as decisões de um público específico. No live commerce, ele é peça-chave para criar conteúdos relevantes e dinâmicos.

As empresas que querem começar a implementar o live shop precisam escolher com consciência quem fará o marketing de influência de suas marcas. Dentro desse contexto, Daniela, que além de liderar a gestão da empresa é também uma das principais influenciadoras representadas pela Be live studios – um braço da sua empresa que presta serviços de live commerce para plataformas chinesas no Brasil – destaca 5 dicas muito importantes para quem quer se desenvolver nesse ramo que tem ganhado cada vez mais espaço no mercado. Confira:

  1. Comunicação: invista em técnicas de oratória para que consiga alcançar, manter, e aumentar a credibilidade da marca que você quer representar e apresentar para o público;
  2. Confiança: é importante passar confiança do começo ao fim, ter clareza da jornada de compra, para conseguir convencer e fidelizar o cliente que assiste;
  3. Não ser invasiva: busque polir sua comunicação para que ela seja inclusiva e a menos enviesada possível. Entenda que você estará falando com um público diverso;
  4. Relevância: lembre-se que seu papel é convencer pessoas trazendo sempre mensagens sobre a relevância do seu trabalho e dos produtos que quer vender; e
  5. Consciência: como tudo que fazemos na vida e nos negócios, buscar o caminho da conscientização, com atenção em cada etapa do processo, ajuda para que menos erros aconteçam e os resultados sejam cada vez mais positivos.

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*Thauana Morais é diretora de Recursos da Observa China, e fundadora da auspicious woman e SheUp Community.

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