O Melhor do Seu Dinheiro

Já está dando saudade de ver a bolsa subir… O que esperar do Magalu e da Via no 2T23, lucro recorde do BTG Pactual, Copel privatizada e outros destaques

09 ago 2023, 8:54 - atualizado em 09 ago 2023, 8:57
A queda acumulada da bolsa brasileiria no mês já passa de 2%.

O Ibovespa emplacou em julho o quarto mês seguido de alta. Mas quem esperava a continuidade do movimento em agosto está um pouco decepcionado.

O principal índice da B3 já teve seis pregões em agosto — e em nenhum deles fechou em alta. A queda acumulada no mês já passa de 2%.

Há quem acredite que os investidores já estão até com saudades de ver a bolsa subir. De qualquer modo, o Ibovespa segue próximo dos 120 mil pontos.

É verdade que o início do ciclo de corte de juros pelo Banco Central obrigou muita gente a refazer suas posições nos últimos dias.

Mas os investidores também estão mais sensíveis ao cenário externo. E a coisa não anda muito bem lá fora.

Hoje, a China divulgou números mostrando deflação nos preços ao consumidor e ao produtor em julho. Também há incerteza em relação ao elevado nível dos juros em todo o mundo.

Ao mesmo tempo, uma réstia de céu azul parece ter surgido no céu das bolsas estrangeiras.

Sem indicadores relevantes previstos para o dia e com a temporada de balanços se aproximando do fim nos Estados Unidos, os investidores tentam aproveitar as pechinchas deixadas pelas quedas recentes.

Por aqui, o mercado repercute a conclusão da oferta subsequente por meio da qual a Copel foi privatizada e o lucro recorde do BTG Pactual.

Os investidores também se preparam para o balanço do Banco do Brasil, previsto para depois do fechamento, e números oficiais de vendas no varejo.

Para saber se essa réstia de céu azul e a saudade de um fechamento em alta serão suficientes para sustentar a bolsa hoje, acompanhe a cobertura de mercados do Seu Dinheiro.

Este artigo foi publicado primeiramente no “Seu Dinheiro na sua manhã”. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

O que você precisa saber hoje

PRÉVIA TRIMESTRAL
Magazine Luiza (MGLU3) e Via (VIIA3) devem visitar o fundo do poço no segundo trimestre — mas será que ele tem um alçapão?
 Resultados das varejistas como Magalu e a dona da Casas Bahia seguem sob pressão dos juros altos e o mercado se prepara para mais prejuízos.

BALANÇO
BTG Pactual (BPAC11) tem lucro recorde no 2T23 e supera Itaú em rentabilidade. O lucro líquido do banco cresceu 18% e atingiu R$ 2,575 bilhões no segundo trimestre deste ano, com avanço no crédito e nas receitas da tesouraria. Confira os destaques do resultado.

PRIVATIZADA
Acabou a tensão: Copel (CPLE3) movimenta pelo menos R$ 4,53 bilhões em oferta subsequente e é privatizada.
 A empresa será transformada em corporação assim que a operação financeira de desestatização for liquidada.

BALANÇO
CVC (CVCB3) segue no vermelho: o que levou a operadora de turismo a ter prejuízo 76% maior no 2T23.
 Avanço das despesas financeiras e receita estagnada no segundo trimestre pesam no resultado da companhia, que está sob novo comando desde junho.

TROCANDO OS PAPÉIS
Acionistas do Grupo Pão de Açúcar (PCAR3) vão receber BDRs do Êxito no dia 22 de agosto.
 Somente os detentores das ações PCAR3 ao término do pregão do dia 22 terão o direito de receber esses BDRs.

Uma boa quarta-feira para você!

seudinheiro@moneytimes.com.br