Colunistas

Ivan Sant’Anna: Olavetes x militares – Quem vence?

08 maio 2019, 11:55 - atualizado em 08 maio 2019, 11:56

Nota do editor: Última chance: Especialista revela a melhor estratégia da história com PETR4. As vagas para se inscrever estão terminando. Clique aqui e conheça.

Por Ivan Sant’anna, autor das newsletters de investimentos Warm Up Inversa e Os Mercadores da Noite

Caro leitor,

Imaginemos que durante os governos Lula, Dilma Rousseff e Michel Temer houvesse um conselheiro presidencial, residente no exterior, que atacasse sistematicamente os militares, usando e abusando de ofensas pessoais e termos de baixo calão.

Indo além nesse raciocínio, vamos supor que o tal mentor recebesse, de Lula, Dilma, ou Temer, a Ordem de Rio Branco, condecoração máxima do Itamaraty.

Não sei qual pretexto constitucional seria usado pelo Congresso ou pelo Supremo, mas garanto que o mandato presidencial terminaria ali.

Pois bem, justamente no governo de um militar (que é completamente diferente de um governo militar) isso está acontecendo. O Rasputin da Virginia dispara sistematicamente torpedos contra os generais do círculo mais fechado do poder.

Isso está causando enorme desconforto nas Forças Armadas.

Apesar de Jair Bolsonaro dizer e repetir que o governo está coeso, e que, absurdos dos absurdos, olavetes e militares fazem parte do mesmo time, isso vai dar merda (com a devida vênia ao OC). Que federá em níveis insuportáveis se o mistagogo virginiano incluir, entre os alvos de sua metralhadora giratória, os ministros Paulo Guedes e/ou Sérgio Moro.

Bastam as razões acima para explicar a fraqueza da Bolsa e a alta do dólar.

Só que tem mais. De Washington, está começando a exalar uma fedorentina pustulenta.

Após ameaçar os chineses com enorme aumento tarifário incidindo sobre produtos daquele país, o que boa parte do mercado supunha ser apenas um blefe para negociar melhores condições comerciais num acordo sino-americano, Donald Trump está agora dando a entender que o blefe não é blefe. Pelo menos é o que diz Robert Lighthizer, Representante do Comércio dos Estados Unidos.

No final da tarde de segunda-feira, Lighthizer declarou que a afirmação de Trump (sobre o aumento de tarifas), não era vazia.

Curioso uma autoridade governamental ter de dizer que desta vez o presidente não está mentindo. Mas teve.

Consequência: ontem o Dow Jones e o S&P500 derreteram. Estolaram. E estolaram dos highs, recentemente alcançados.

Gostou dessa newsletter? Então me escreva contando a sua opinião no warmup@inversapub.com.

Um abraço,

Ivan Sant’Anna

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
opiniao@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar