Ivan Sant’anna: Em mercado, o que vale é acertar. Não existem ganhadores morais
Nota do editor: Já está marcada a data: segunda-feira, dia 15, vamos começar a revelar o atalho para você poder chegar aos R$ 501 mil. Você verá como é possível sair de aplicações ruins e seguir a Rota 501. Cadastre-se aqui gratuitamente para assistir aos vídeos e descobrir como é possível conseguir retornos maiores.
Por Ivan Sant’anna, autor das newsletters de investimentos Warm Up Inversa e Os Mercadores da Noite
Caro leitor,
Uma das razões pelas quais nos últimos meses tenho escrito tanto sobre política é porque todas as atenções do mercado têm sido voltadas para esse assunto.
Foi assim durante a campanha eleitoral. Foi assim durante o período de transição. Foi assim após a posse de Jair Bolsonaro.
Acontecimentos políticos derrubam a Bolsa e valorizam o dólar.
Acontecimentos políticos derrubam o dólar em favor do mercado de ações.
Se o mercado estivesse sendo influenciado pela inflação, esse seria meu tema principal. O mesmo aconteceria se as taxas de juros se tornassem voláteis, o que definitivamente não é o caso nos dias de hoje.
Ainda não sabemos se a reforma da Previdência vai passar, ser rejeitada ou mutilada. Isso depende das… das negociações políticas.
Como todo mundo sabe, deputados e senadores estão sempre atentos às vozes da rua. E essas vozes estão começando a se voltar contra o governo Jair Bolsonaro.
Recebo muitos comentários de assinantes a respeito de meus textos. A maioria gosta. Mas há alguns que me acusam de comunista, quando critico o capitão. Outros me chamam de fascista, sempre que defendo a aprovação da reforma da Previdência e a diminuição dos encargos trabalhistas que oneram o setor privado.
Acho que os leitores devem mesmo dizer o que pensam. Tanto é assim que, ao final de cada uma de minhas crônicas, há sempre a frase:
“Gostou dessa newsletter? Então me escreva contando a sua opinião no warmup@inversapub.com.”
Caso a amiga ou o amigo investidor tenha uma convicção política forte, sugiro que não deixe que ela os influencie na hora de tomar decisões de mercado.
Uma coisa nada tem a ver com a outra.
Você pode ganhar uma fortuna apostando no sucesso da China Comunista. O mesmo pode acontecer se apostar no governo ultracapitalista de Donald Trump.
Em mercado, o que vale é acertar. Vence quem ganha dinheiro. Perde quem perde. Não existem ganhadores morais.
Durante o regime militar brasileiro houve um tremendo bull market (1968/1971), seguido por um ciclo do urso que durou quase uma década. Em ambos os casos com os generais no poder.
Por outro lado, nos primeiros anos do governo Lula, o Ibovespa deu um arranco fenomenal, só interrompido pela crise do subprime. Quem abjurava o petismo, e deixou de investir em ações por causa disso, deixou de ganhar uma grana preta. E perdeu mais ainda se investiu na alta do dólar que, nessa época, não fez outra coisa a não ser cair.