Opinião

Ivan Sant’Anna: Basta uma ou duas vezes na vida

28 fev 2019, 16:36 - atualizado em 28 fev 2019, 18:32

Nota do editor: Atenção!!! As vagas para fazer parte do programa Investidor Completo estão acabando… Corra para garantir o seu lugar neste projeto sem paralelo no mercado. A Olivia vai pegar na sua mão e mostrar como você vai investir com sabedoria. Você vai ter todo o passo a passo para cuidar do seu dinheiro, com apoio total da Inversa. Entre agora e deixe o resto com a gente! É só clicar aqui.

———————————————————————————————————————–

Por Ivan Sant’Anna, autor das newsletters de investimentos Warm Up Inversa e Os Mercadores da Noite

Caro leitor,

Durante a época em que operei na CBoT (Chicago Board of Trade), conheci um operador de pregão, de nome Richard Dennis, que foi um dos melhores estrategistas de mercado que já existiu naquelas bandas.

Não é à toa que em Market Wizards, compêndio de entrevistas conduzidas por Jack D. Schwager, Dennis seja protagonista de um dos capítulos.

“Richard Dennis – A Legend Retires”, é como Schwager intitulou essa passagem.

Não são poucos os analistas e traders que têm Market Wizards como livro de cabeceira. Marcio Noronha, o papa dos grafistas, é um deles. Acho até que está traduzindo o texto.

Voltemos a Dennis. Um dos princípios basilares de seus conceitos é que se trata de perda de tempo tentar achar o fundo ou o topo de um mercado.

“Dennis downplays the value of trying to pick major turning points.”(Dennis não dá importância à ação de tentar encontrar pontos de virada).

“Espere o mercado definir sua tendência e então entre”, é minha conclusão de grafista casuístico, baseado nas crenças do Homem de Gelo, que era como os pares de Richard Dennis o chamavam, apelido esse que se devia ao fato de que a expressão facial do mítico trader jamais se alterava, estivesse ganhando ou perdendo.

+ Últimas vagas! As inscrições para a série que vai te ensinar os primeiros passos para se tornar um investidor completo estão acabando. Clique aqui e não perca essa oportunidade.

Dennis acreditava que um dos piores erros que um trader pode cometer é deixar escapar uma chance de lucro. De acordo com suas próprias estimativas, 95 por cento de seus ganhos vieram de cinco por cento de seus trades. Perder somente algumas poucas oportunidades teriam um efeito dramático em sua performance.

“As ocasiões em que você menos quer pensar a respeito de trades – os períodos de prejuízo – são precisamente os momentos em que você deve se dedicar ao estudo dos mercados.”

“Certa sexta-feira” conta Dennis para Schwager, “os futuros de grãos fecharam em suas máximas do ano. Como eu acreditava – e ainda acredito – que se você acompanhar a tendência, quanto mais forte ela for, melhor.”

O parágrafo acima foi de grande utilidade para mim, Ivan. Uma das maiores tacadas que dei na vida foi no café futuro da CSCE, em Nova York. Após forte geada durante o fim de semana nas principais regiões cafeeiras do Brasil, o mercado abriu com um breakaway gap.

+ Descobrimos a máquina de dinheiro de Warren Buffett. Ele não a usa mais. Mas você pode fazer uma fortuna com ela.

Comprei lá no topo, que imediatamente virou fundo nos meses que se seguiram. A geada havia queimado não apenas os grãos, mas também destruíra os cafezais.

Preço historicamente alto não significa em absoluto preço caro.Pode ser apenas o início de uma nova fase que poderá lhe tornar um homem rico.

opiniao@moneytimes.com.br