Ivan Sant’anna: Acompanhamento em tempo real
Por Ivan Sant’anna, autor das newsletters de investimentos Warm Up Inversa e Os Mercadores da Noite
Caro leitor,
Quando eu trabalhava na TV Globo, como roteirista das séries Carga Pesada e Linha Direta, havia um dispositivo que me permitia acompanhar, no dia da exibição do programa, os níveis de audiência em tempo real.
Para os autores de novelas, nem se fala. Esse aparelhinho é vital para que eles saibam quais são os personagens que estão agradando e aqueles que o público rejeita.
Após receber um tapa no rosto, desferido por Camila, Eduarda, a Duda, sai de cena. Logo depois de atingir o pico, quando se iniciou o bate-boca entre as duas protagonistas, bate-boca esse que culminou com a bofetada, o Ibope diminui com a saída de Eduarda da telinha.
“Preciso dar mais espaço na trama pra Duda”, deduz o roteirista. O pessoal gosta dela.
+ Descobrimos as 3 ações prestes a decolar na Bolsa neste ano. Veja aqui quais os ativos.
Na série Carga Pesada, assim como na Linha Direta, minha maior preocupação eram os intervalos comerciais. Nessas horas, a audiência sempre cai. Acontece que, se o gancho é bem construído, cai menos.
Vejam esse exemplo, tirado do episódio Filhos da Estrada, do Carga:
CENA 11.SALA DE ESTAR DA CASA.INTERIOR.NOITE
CLOSE NA GARRAFA DE SCOTCH MOSTRA QUE METADE JÁ FOI CONSUMIDA.
SOM DE MÚSICA DANÇANTE PERMANECE.
Pedro, copo de uísque na mão, dança, de rosto colado, com Vilma, num tablado próximo à porta que dá para a piscina. O copo está por trás das costas dela. Próximo ao casal, há uma mesinha, sobre a qual há uma tábua com pedaços de Roquefort. Dá pra se ver que Pedro está ligeiramente bêbado. Ele esbarra num vaso de porcelana, sobre um pedestal. Precisa segurar o vaso, para este não cair.
VILMA – Cuidado, Pedro. Eu paguei uma fortuna por esse vaso, num leilão.
Vilma se abaixa, captura, com um palito, um pedacinho de Roquefort. Tenta pô-lo na boca de Pedro.
PEDRO (sentindo o cheiro forte do Roquefort) – Xiii, Vilma, acho que esse queijo tá podre.
VILMA – Não tá não, bobinho, isso é Roquefort, queijo francês, feito de leite de ovelha. O cheiro é assim mesmo.
PEDRO – Pois eu gosto mesmo é de um queijinho de Minas, de leite de vaca. Com uma linguicinha, então, nem se fala. Daqui, ó (estala a língua).
Pedro se aconchega a Vilma. Ela se afasta um pouquinho e começa a desabotoar a camisa dele.
INTERVALO COMERCIAL
Não querendo perder um segundo da provável transa entre Vilma (Susana Vieira) e Pedro (Antonio Fagundes), os telespectadores fizeram com que a queda do Ibope fosse mínima durante os anúncios. Ou seja, acertei na mosca a escolha do gancho.
É de modo semelhante que traders profissionais de todo o mundo acompanham os pronunciamentos de Jerome Powell, chairman do FED. Casando cada palavra com os movimentos do S&P500, dos Treasuries e das moedas.
Foi também dessa maneira que monitorei ontem a fala de Jair Bolsonaro na sessão de abertura do Fórum Econômico Mundial, em Davos, sincronizando-a com o sobe e desce do Ibovespa.
O presidente falou de reformas, de diminuição da carga tributária, de equilíbrio das contas públicas, do respeito à propriedade privada. Enfim, daquilo que se esperava que ele falasse.