Banco do Brasil

Ivan Monteiro ainda não definiu se aceita comandar BB em 2019, diz Estadão

22 nov 2018, 13:42 - atualizado em 22 nov 2018, 13:42

Por Investing.com – Atualmente no comando da Petrobras (PETR4), Ivan Monteiro é cotado para voltar ao Banco do Brasil (BBAS3). No entanto, a decisão ainda não foi tomada. De acordo com a Coluna do Broad, do Estadão desta quinta-feira, o executivo pediu à equipe de Jair Bolsonaro tempo para pensar sobre o convite.

A publicação informa que Monteiro revelou a pessoas próximas que quer tirar um período de descanso depois do trabalho intenso e exaustivo na presidência da Petrobras. Apesar disso, interlocutores destacam que isso não seria problema, já que ele teria condições de negociar férias antes de assumir o comando BB.

Um fator que pode pesar contra a ida de Monteiro para o banco é o bom trabalho feito na Petrobras, que abre espaço inclusive para um cargo na iniciativa privada, que é mais atrativo do que o oferecido no BB. O salário mensal no banco é de R$ 68,7 mil, conforme relatório de desempenho da instituição, valor que pode até dobrar se acrescida a participação nos lucros e resultados.

A grande questão é que na iniciativa privada, o salário para um executivo com a experiência de Monteiro, pode ser algumas vezes maior. Ele deixou o BB em 2015 para assumir a diretoria financeira da Petrobras, assumindo o comando em julho, com a saída de Pedro Parente.

Ontem, a Reuters informou que a equipe econômica do presidente eleito Jair Bolsonaro avalia os nomes de Pedro Guimarães e Ivan Monteiro, além de duas outras pessoas, para presidir o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal , além das secretarias de Comércio e de Privatizações, disse nesta quarta-feira uma fonte com conhecimento do assunto.

De acordo com a fonte, os nomes –que incluem também o do economista da FGV Rubens Novaes– foram apresentados para Bolsonaro para serem encaixados nesses cargos.

investing@moneytimes.com.br