BusinessTimes

ITUB4, BBAS3, BBDC4 ou SANB11? BofA está mais seletivo com 3T22 dos bancos; confira as apostas

23 out 2022, 11:45 - atualizado em 23 out 2022, 11:45
Banco do Brasil
Banco do Brasil e Itaú devem superar Bradesco e Santander nos resultados do terceiro trimestre, avalia o BofA (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O Bank of America (BofA) adotou uma postura mais seletiva em relação a bancos, bancos digitais e seguradoras nesta temporada de resultados do terceiro trimestre.

Bancos de varejo devem mostrar números mistos, com Itaú Unibanco (ITUB4) e Banco do Brasil (BBAS3) superando a performance de Bradesco (BBDC4) e Santander Brasil (SANB11), avalia a instituição.

Segundo o BofA, os resultados vão mostrar um NII (margem financeira) com clientes ainda robusto, com forte crescimento da carteira de crédito, reprecificação e um mix mais arriscado.

Por outro lado, o NII com o mercado deve desapontar novamente, principalmente no caso de Santander e Bradesco.

Em relação à deterioração de NPLs (taxas de créditos inadimplentes), analistas do BofA avaliam que a linha deve permanecer sob controle. Para completar, os primeiros efeitos do aumento salarial anual devem limitar os ganhos de eficiência.

Setor financeiro

A perspectiva do BofA para os resultados dos bancos digitais também é mista. O NII deve se beneficiar da reprecificação de empréstimos, e as plataformas devem aproveitar ganhos de eficiência. Porém, o BofA acredita que o crescimento de empréstimos pode apresentar uma desaceleração.

Na avaliação dos analistas, o Inter (INBR32) será negativamente impactado pela exposição a instrumentos financeiros relacionados ao IPCA.

No caso das empresas de adquirência, o crescimento do volume total de pagamentos deve desacelerar no comparativo anual por conta da base de comparação mais difícil e da deflação dos últimos meses.

“Esperamos que a Stone (STNE) e a PagSeguro (PAGS) entreguem resultados em linha com o guidance, enquanto o lucro líquido da Cielo (CIEL3) deve quase dobrar ano a ano”, afirma o banco americano.

Dentre as seguradoras, BB Seguridade (BBSE3) e Caixa Seguridade (CXSE3) devem se sair bem, enquanto, para a Porto (PSSA3), o BofA enxerga riscos de queda nas estimativas por conta de sinistros persistentemente elevados no segmento Auto.

Em relação a B3 (B3SA3) e XP (XPBR31), a expectativa dos analistas é de resultados mornos, com volumes e a atividade ainda pressionados devido à elevação das taxas.

Prêmio Os + Admirados da Imprensa!

O Money Times é finalista em duas categorias do Prêmio Os + Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças. O site concorre na categoria Canais Digitais e com o jornalista Renan Dantas na categoria Jornalistas Mais Admirados. Deixe seu voto aqui!

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
diana.cheng@moneytimes.com.br
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.