Itaúsa vê com bons olhos interesse da XP pela nova empresa fruto da cisão do Itaú
O Itaúsa (ITSA4), controlador do maior banco privado do Brasil, vê de maneira positiva o interesse da XP Inc. (XP) pela nova empresa fruto da cisão do Itaú Unibanco (ITUB4) na companhia fundada por Guilherme Benchimol, cuja participação chega a 41,05% do capital da XP.
Neste mês, o Itaú deu início ao processo de reorganização societária de sua fatia na XP, ao anunciar cisão de seu investimento na plataforma de investimentos, que será segregado em uma empresa recém-formada, denominada NewCo.
Na sequência, a XP Inc., que é dona das corretoras XP Investimentos, Rico e Clear, demonstrou interesse em incorporar a nova empresa fruto da cisão do Itaú na própria XP, ao dizer que os estudos incluem uma possível fusão da nova companhia com a XP.
Como controlador do Itaú, o Itaúsa considera positivas as proposições realizadas até o momento pela XP. A holding passaria a deter também participação direta na Newco.
“Caso a XP venha a apresentar proposta relativa à incorporação da Newco, a Itaúsa pretende avaliar seus detalhes em conjunto com Itaú, visando melhor atender aos interesses de seus acionistas, sendo certo que levarão a melhor proposta para análise e deliberação em Assembleia Geral de Acionistas da Newco”, explica o Itaúsa no comunicado divulgado nesta segunda-feira (30).
A holding reafirma seu interesse em manter participação relevante na Newco no curto prazo, atuando alinhada com a mesma. Mas diante de sua estratégia de diversificação de portfólio de companhias fora do setor financeiro, o Itaúsa não deve manter a participação no longo prazo.