Itaúsa (ITSA4) paga juros sobre capital próprio e anuncia recompra de ações
A Itaúsa (ITSA4) informou nesta segunda-feira (15) que o provento trimestral a ser pago em 3 de julho deste ano se dará na forma de Juros sobre o Capital Próprio (JCP) no valor de R$ 0,0235295 por ação. A empresa também anunciou um programa de recompra de ações.
Segundo a holding, os proventos terão retenção de 15% de imposto de renda, resultando em juros líquidos de R$ 0,02 por ação, excetuados dessa retenção os acionistas pessoas jurídicas comprovadamente imunes ou isentos.
- [RELATÓRIO GRATUITO] Você sabe quais são as melhores ações pagadoras de dividendos da bolsa? Conheça a lista de 5 ativos neste link e veja como é possível alcançar bons pagamentos com essas empresas. [GRATUITO AQUI]
Os juros sobre capital próprio, pagos a título de antecipação do dividendo obrigatório do exercício de 2023, têm como base de cálculo a posição acionária final de 31 de maio e serão creditados de forma individualizada a cada acionista nos registros da companhia em 30 de junho.
“Nos termos da Política de Remuneração aos Acionistas da Companhia, a Itaúsa comunica que permanece inalterada a sistemática de pagamento dos seus proventos trimestrais e que informará, oportunamente, em qual modalidade os referidos proventos serão declarados (dividendos ou JCP)”.
Para os acionistas registrados nos livros da companhia com dados cadastrais e bancários atualizados, disse a Itaúsa, o pagamento será efetuado mediante crédito nas contas por eles indicadas.
Já para os acionistas registrados na Central Depositária da B3, o pagamento será efetuado diretamente à referida Central Depositária, que os repassará aos acionistas titulares por intermédio de seus agentes de custódia, de acordo com a companhia.
“Os acionistas da Itaúsa, também correntistas do Itaú e com ações no ambiente escritural, podem investir automaticamente os dividendos e/ou JCP líquidos na compra de ações por meio de adesão ao Programa de Reinvestimento de Dividendos.
Recompra de ações da Itaúsa
O Conselho de Administração da Itaúsa aprovou um Programa de Recompra de Ações.
“Visando a aplicação de parcela de recursos existentes em reservas de lucros, o Conselho de Administração da Companhia autorizou a aquisição, no período de 16.05.2023 a 16.11.2024, de até 10 milhões de ações preferenciais, competindo à Diretoria da Itaúsa definir a oportunidade e a quantidade de ações a ser efetivamente adquirida, dentro dos limites autorizados e do prazo de validade para as aquisições”.