Itaúsa (ITSA4): Nas mínimas do ano, BlackRock compra ações
A BlackRock elevou sua participação acionária na Itaúsa (ITSA4) para 5,23%, mostra documento enviado ao mercado nesta terça-feira (17).
Com isso, a maior gestora de ativos do mundo passou a deter 357 milhões de papéis.
- VEJA MAIS: ação que pagou dividendos de 14% em 2024 pode saltar na bolsa graças a pagamento extraordinário; clique para ler mais
Como de praxe, a gestora disse que o objetivo das participações societárias é estritamente de investimento, não objetivando alteração do controle acionário ou da estrutura administrativa da companhia.
Ação da Itaúsa mínima do ano
Negociada a R$ 9,04, a ação está na mínima do ano. O papel caiu 13% desde novembro, em meio à piora dos mercados. No ano, a queda soma 6%.
Por outro lado, o investidor de Itaúsa pode levar mais dividendos para casa em 2025, afirmou o CEO da companhia, Alfreto Setubal, em evento realizado no mês passado.
Segundo o executivo, as empresas investidas da holding estão lucrando mais, o que indica que poderão pagar mais dividendos e Juros sobre Capital Próprio (JCP) referentes aos resultados de 2024.
A Itaúsa possui participação em companhias como o Itaú (ITUB4), Alpargatas (ALPA4), Dexco (DXCO3) e Copa Energia. Só o banco viu o seu lucro subir 18% no trimestre.
Setubal explica que a companhia tem como prática distribuir todos os dividendos que recebe do Itaú e reter os dividendos das empresas não financeiras para cobrir as despesas da holding, incluindo pagamento de dívidas e juros.
“Com esses recursos, conseguimos atender a essas despesas. Esperamos, assim, poder distribuir dividendos adicionais no início do próximo ano, acima do mínimo esperado”, destaca.
Ele afirmou ainda que existe a expectativa de que o Itaú distribua dividendos extraordinários no início do ano.
“Caso isso se concretize, repassaremos esses dividendos também aos nossos acionistas. Portanto, há uma expectativa de crescimento no valor dos dividendos relativos ao ano de 2024 para os acionistas da Itaúsa no início do próximo ano”.