Comprar ou vender?

Itaúsa deve avançar pelo caminho da diversificação, afirmam analistas

24 set 2020, 15:02 - atualizado em 24 set 2020, 15:06
Itaú Unibanco
Na visão dos analistas da Ágora Investimentos no longo prazo, a companhia deve avançar para se tornar mais diversificada (Imagem: Itaú/Linkedin)

A Itaúsa (ITSA4) promoveu na última quarta-feira (23) uma reunião pública para discutir o futuro da holding, que possui participação em empresas como Itaú Unibanco (ITUB4), Duratex (DTEX3) e Alpargatas (ALPA4).

Na visão dos analistas Victor Schabbel e Maria Clara Negrão, da Ágora Investimentos, no longo prazo, a companhia deve avançar para se tornar mais diversificada, com o banco gradualmente contabilizando menos de seus investimentos (hoje o Itaú responde por cerca de 90% da holding).

“Isso deve ocorrer de forma muito gradual, deixando a holding exposta ao banco e seus desafios estruturais de longo prazo”, afirmam.

Segundo o presidente da empresa, Alfredo Setubal, a Itaúsa pode anunciar novos investimentos em grandes empresas industriais e de serviços nos próximos meses, à medida que a holding planeja entrar em setores da economia brasileira, incluindo educação, saúde, saneamento e energia limpa.

A companhia deve ampliar sua participação em outros nichos, para ter de 10 a 12 empresas no portfólio na próxima década, afirmou.

“Dada a relevância da instituição financeira, é difícil imaginar que ela deva ser materialmente diluída por outros investimentos em um futuro próximo”, pondera a dupla.

Os analistas do Banco Safra reforçaram sua convicção de que a holding é o melhor e mais barato modo de lucrar com o Itaú Unibanco (Imagem: Reuters/Sergio Moraes)

De acordo com a Planner, a diversificação do portfólio de investimentos da Itaúsa permanece no radar, sendo que a proposta pela aquisição da Liquigás segue em análise no Cade.

“No contexto de suas participações, destaque para alocação eficiente de capital, a melhoria contínua dos controles e processos internos, e uma cultura compartilhada com influência positiva na estratégia e governança das empresas”, disse a corretora.

Melhor caminho para investir no Itaú

Os analistas do Banco Safra reforçaram sua convicção de que a holding é o melhor e mais barato modo de lucrar com o Itaú Unibanco.

Luis Azevedo e Silvio Dória, que assinam o relatório do Safra, afirmam: “continuamos acreditando que a Itaúsa é o melhor (e mais barato) veículo de investimento para operar Itaú Unibanco”

A dupla aproveitou para apresentar o preço-alvo de 2021 da Itaúsa, fixado em R$ 14,20, ante o preço-alvo de R$ 11,50 proposto para este ano. O novo valor indica um potencial de alta de 62% sobre o fechamento de referência. A recomendação é de outperform (desempenho esperado acima da média do mercado).