BusinessTimes

Itaú Unibanco (ITUB4) metido com Elon Musk? Entenda testes que estão sendo feitos com empresa do bilionário

20 abr 2023, 15:11 - atualizado em 20 abr 2023, 15:11
Itaú Unibanco realiza testes com a rede Starlink, que pertencente a Elon Musk (Imagem: REUTERS/Sergio Moraes)

O Itaú Unibanco (ITUB4) está realizando testes de conexão com a rede Starlink, pertencente ao bilionário Elon Musk. Os testes iniciaram em março, em uma agência do banco no Rio de Janeiro.

“Com a conectividade via satélites de baixa órbita, o nosso objetivo é testar como a solução pode nos ajudar a manter uma conexão de alta qualidade em regiões de difícil acesso por meio da infraestrutura tradicional”, explica Fábio Napoli, diretor de tecnologia do Itaú Unibanco.

Dessa maneira, o banco passou a averiguar como a internet via satélites de baixa órbita poderá levar um melhor padrão de conectividade para mais regiões do Brasil – especialmente em lugares afastados dos grandes centros urbanos.

  • Entre para o Telegram do Money Times! Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

“Nos últimos anos, experimentamos o potencial de novas tecnologias de telecomunicação aplicadas às nossas agências nas mais diferentes regiões do Brasil”, completa Napoli.

Objetivo do Itaú com empresa de Elon Musk

Visto que a rede Starlink capta o sinal a partir de satélites de baixa órbita, ela não depende de infraestrutura de cabeamento para garantir um bom sinal de conexão de internet.

Sendo assim, tem potencial para garantir um padrão de conexão semelhante e de qualidade em todo o território nacional, tornando a conexão mais rápida tanto para os colaboradores quanto para os clientes que estiverem sendo atendidos.

“Em termos de conectividade, o satélite de baixa órbita se comporta de forma semelhante à fibra ótica, mas com o diferencial de ser mais maleável e de fácil implantação, o que significa que há um grande potencial para sua utilização em um país com uma dimensão territorial”, aponta Napoli.

O diretor comercial da SC Caprock, Paulo Bigal, destaca que a solução corporativa da Starlink permite atender a todas as aplicações do banco. “Além de possibilitar a fácil instalação de terminais em todas as regiões brasileiras, incluindo os locais mais isolados, que não contam com uma conectividade banda larga satisfatória”, diz.

A SC Caprock é a operação brasileira do grupo Speedcast, provedora que tem acordo global para venda dos serviços corporativos da Starlink.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar