Itaú Unibanco Holding (ITUB4) propõe cisão do Itaú BBA e posterior incorporação
O Itaú Unibanco Holding (ITUB4) convocou uma assembleia geral extraordinária de acionistas para 30 de novembro. O objetivo é deliberar e votar uma proposta de cisão total do Banco Itaú BBA, e a posterior incorporação das parcelas cindidas pela holding e pela Itaú BBA Assessoria Financeira.
A data-base considerada será 30 de junho de 2023. A PwC será a auditoria responsável pelo laudo de avaliação do patrimônio contábil do Banco Itaú BBA. A assembleia também deve analisar e votar a proposta de que as parcelas cindidas do Banco Itaú BBA sejam incorporadas pela holding sem aumento de capital social.
- Intelbras (INTB3) derretendo: Aviso para sair ou oportunidade para comprar? Confira o que fazer com as ações agora no Giro do Mercado desta terça-feira (31), é só clicar aqui para assistir:
Itaú BBA: reestruturação após 21 anos
O Banco Itaú BBA é um dos maiores bancos de atacado do Brasil. Como tal, seu foco é o atendimento de empresas com faturamento ao redor de R$ 200 milhões ou mais, bem como clientes com grandes fortunas. O BBA Creditanstalt foi fundado em 1988 por Fernão Bracher e Antonio Beltran Martinez, a partir de uma parceria com o banco austríaco Creditanstalt.
Em 2002, o Itaú o comprou por R$ 3,3 bilhões e o rebatizou de Banco Itaú BBA. Na época, Bracher explicou que o negócio foi motivado pelo desejo do banco alemão HVB, que, à época, detinha 48% do capital do BBA, de deixar a sociedade por não ter interesse em operar na América Latina. Como, na ocasião, o HVB detinha uma pequena fatia do Itaú, propôs a venda de sua participação ao banco brasileiro.
Veja o edital em que o Itaú Unibanco convoca a assembleia de acionistas para votar a cisão do Itaú BBA: