Itaú Unibanco espera crescimento entre 5,5% e 9,5% na carteira de crédito em 2021
O Itaú Unibanco (ITUB4) projeta um crescimento entre 5,5% e 9,5% para a carteira de crédito total neste ano. A estimativa inclui garantias financeiros e títulos privados e faz parte do conjunto de metas (guidance) divulgado pelo banco para 2021.
O ritmo de expansão tende a ser maior, quando se consideram apenas o Brasil e as operações internacionais ex-América Latina. Para esses países, a carteira de crédito deve aumentar entre 8,5% e 12,5%.
Embora forte, o ritmo é menor do que a expansão de 17,2% que o Itaú Unibanco registrou no quarto trimestre, em relação ao mesmo período do ano passado.
Resultados
O Itaú Unibanco reportou nesta segunda-feira (1) lucro recorrente de quarto trimestre praticamente em linha com as estimativas de analistas.
O Itaú teve queda de 26,1% no lucro em relação a um ano antes, a R$ 5,388 bilhões, 1% abaixo da estimativa de consenso dos analistas, de R$ 5,44 bilhões, compilada pela Refinitiv.
Em nota, o novo presidente-executivo do Itaú, Milton Maluhy, disse que, para enfrentar um 2021 desafiador, o banco buscará cortar custos e acelerar o crescimento.
Veja o guidance divulgado pelo banco.