Itaú Unibanco é o primeiro banco brasileiro a criar serviço de abertura de conta corrente via WhatsApp
O processo de abertura de conta corrente é encarado como uma burocracia, mesmo com as opções de internet banking.
Devido a isto e em busca de modernização, o Itaú Unibanco (ITUB4) tornou-se o primeiro banco brasileiro a trazer como inovação a abertura da conta via WhatsApp, visando acelerar o processo, mas proporcionando segurança.
A funcionalidade ainda está em fase piloto com servidores públicos de Minas Gerais e deve ser expandida para todos os clientes.
Todo o processo será realizado dentro do WhatsApp, como a customização de produtos e serviços incluídos na conta. O intuito é ter mais um canal para que o cliente inicie seu relacionamento com o banco de qualquer lugar, sem a necessidade de ir até uma agência física e com menos burocracias a serem cumpridas.
De acordo com Flavio Iglesias, diretor de Produtos para Pessoas Físicas do Itaú Unibanco, o objetivo é levar cada vez mais comodidade à vida dos clientes e ampliar as possibilidades, que já contam com a abertura de conta por meio do site.
A inovação faz parte das estratégias do Itaú de ampliar a digitalização de sua operação, visto que, em 2021, 60% dos novos correntistas iniciaram seu relacionamento com o banco via canais digitais.
Desta forma, a ação faz parte do projeto de Transformação do Varejo, também chamado de iVarejo 2030, que visa tornar a operação mais simples, eficiente e integrada entre os canais físicos e digitais para proporcionar uma boa experiência ao cliente.
A ideia é que a funcionalidade via WhatsApp se expanda e os futuros correntistas possam enviar uma mensagem solicitando abertura de conta para o WhatsApp do Itaú, além da adição de novas funcionalidades, como consulta de saldo, limite de cartão, envio da 2ª via de faturas de cartão de crédito e do boleto de financiamento imobiliário, renegociação, entre outras.